A Câmara está fazendo a contagem dos votos do primeiro turno da eleição de seu novo presidente. O primeiro voto anunciado na contagem foi para o candidato Aldo Rebelo (PCdoB-SP), apoiado pelo governo. O processo de votação, iniciado por volta das 13h, levou pouco menos de duas horas. O quórum foi de 507 deputados (ao todo são 513 na Câmara). Se algum deputado alcançar metade mais um dos votos será eleito sem necessidade de segundo turno. Caso contrário, os dois mais votados serão submetidos a nova votação, marcada para 18h desta quarta-feira. Disputam o cargo, além de Aldo, os deputados José Thomaz Nonô (PFL-AL), Ciro Nogueira (PP-PI), Luiz Antonio Fleury (PTB-SP) e Alceu Collares (PDT-RS).
Jair Bolsonaro (PP-RJ) é oficialmente candidato, mas disse que não votaria em si próprio para não desperdiçar seu voto porque sua intenção, ao se candidatar, era somente usar o espaço para discursar contra o governo. Na cédula constam também os nomes de Michel Temer (SP) e Vanderlei Assis (PP-SP), que, no entanto, desistiram de suas candidaturas. Também eram candidatos e se retiraram da disputa os deputados Francisco Dornelles (PP-RJ), em favor de Ciro, e João Caldas (PP-AL), cujo partido apóia o candidato governista Aldo Rebelo.
Em caso de segundo turno, definidos os nomes dos dois deputados que continuarão na disputa, eles terão tempo para discursar e então será iniciada a nova votação.
Milei completa um ano de governo com ajuste radical nas contas públicas e popularidade em alta
Lula cancela agenda após emergência médica em semana decisiva no Congresso
Congresso prepara uma nova fatura para você pagar – e o governo mal se move
Prêmio à tirania: quando Lula condecorou o “carniceiro” Bashar al-Assad
Deixe sua opinião