A Câmara de Curitiba (CMC) aprovou nesta segunda-feira (1.º) um projeto que permite à prefeitura a captação de R$ 94 milhões para a implantação de ações da Estratégia Municipal de Governo Eletrônico de Curitiba. Após a sanção do prefeito Gustavo Fruet, o empréstimo será negociado junto ao Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).
A ideia é aproveitar uma linha de crédito do BNDES própria para a modernização da administração pública e implantar projetos voltados a infraestrutura tecnológica. Este é hoje o ponto crítico para tirar do papel as ações de "cidade inteligente", na opinião do secretário municipal de Informação e Tecnologia, Paulo Miranda.
Este investimento vai potencializar outras ações no sentido de transformar Curitiba em uma "capital nerd", como a maratona de startups Hackathon, na opinião de Miranda. "Estamos preparando as bases tecnológicas de Curitiba nos próximos dez anos", acredita.
Georreferenciamento
Uma das principais metas na estratégia de governança eletrônica é a criação de uma planta digital georreferenciada de Curitiba, em três dimensões. A ideia é fazer um levantamento fotográfico à qual pode ser acoplada todo tipo de informação relacionada ao território.
Além de marcar onde estão os equipamentos urbanos (como postos de saúde e escolas) para ajudar na formulação de políticas públicas, o objetivo é disponibilizar a funcionalidade para o público, para que instituições e empresas possam processar estes dados em seus planejamentos.
Democracia digital
Outro projeto da prefeitura é criar uma plataforma unificada de relacionamento com a sociedade. Na prática, significa integrar mídias web como email, Twitter e Facebook às reclamações e solicitações que hoje funcionam pela Central 156.
O diretor de internet e mídias sociais da prefeitura, Marcos Giovanella, acredita que o trabalho é semelhante ao que já ocorre nas redes sociais do executivo. "Hoje já temos parte da equipe selecionando aquilo que são sugestões do cidadão, e repassando isso para as secretarias", diz.
A plataforma digital deve agilizar este processo, ao identificar que a reclamação de um buraco na rua foi feita por três pessoas diferentes, por exemplo, o que reforça a importância daquela solicitação.