O presidente da Câmara dos Deputados, Marco Maia (PT-RS), disse nesta quinta-feira (28) que a Casa deve começar a divulgar a partir de julho os salários dos servidores, em cumprimento à Lei de Acesso à Informação.
Sem querer entrar em detalhes, Maia afirmou que o modelo para a exposição dos vencimentos dos funcionários ainda está em estudo. "Durante o mês de julho devemos divulgar isso", disse.
Diante da resistência dos servidores em verem seus salários divulgados e da ameaça de levar a questão para a Justiça, a Casa ainda discute se os nomes ou só os salários serão informados na internet.
Outra dúvida é se a medida vai ser adotada para os servidores só da ativa ou também será estendida aos aposentados.Um grupo de assessores discute o sistema, mas a definição será da Mesa Diretora.
O comando da Câmara argumenta ainda que já há transparência nos pagamentos porque são públicas as informações de nomes de servidores, cargos e uma tabela de remuneração. Com isso, bastaria cruzar os dados.
O Senado marcou para o dia 31 de julho a divulgação, mas decidiu que seguirá o modelo da Câmara.
Executivo
Na quarta, o Portal da Transparência, site do governo que passou a disponibilizar nominalmente os ganhos de todos os servidores do Executivo federal. Em maio, a presidente Dilma Rousseff recebeu R$ 19.818,49.
O site não contabiliza o que os ministros eventualmente recebem de outros poderes. Ainda estão de fora os militares, cujos dados serão publicadas no mês que vem.
- Eliana Calmon defende divulgação dos salários da Justiça
- Saiba quanto ganham a presidente Dilma e seus ministros
- Comissão aprova autonomia para Judiciário e Legislativo reajustar próprios salários
- Maia concede 30% de aumento para funcionários da Câmara
- CNJ quer que tribunais estaduais divulguem nomes e remunerações
Boicote do agro ameaça abastecimento do Carrefour; bares e restaurantes aderem ao protesto
Cidade dos ricos visitada por Elon Musk no Brasil aposta em locações residenciais
Doações dos EUA para o Fundo Amazônia frustram expectativas e afetam política ambiental de Lula
Painéis solares no telhado: distribuidoras recusam conexão de 25% dos novos sistemas