A Câmara Legislativa do Distrito Federal criou no início da noite desta quarta-feira (9) a CPI da Corrupção. A comissão parlamentar de inquérito vai investigar os governos do Distrito Federal no período de janeiro de 1991 a novembro de 2009. A sessão em que houve a leitura do requerimento foi feita sem a presença de pessoas na galeria.

CARREGANDO :)

Neste período, governaram o DF o hoje senador Cristovam Buarque (então no PT, hoje no PDT), o ex-senador Joaquim Roriz (antes no PMDB e hoje PSC) – que esteve no cargo três vezes – e José Roberto Arruda (DEM), que é alvo de denúncias de corrupção.

O requerimento lido, de autoria da deputada Jacqueline Roriz (PMN) – filha do ex-governador Roriz – foi assinado por 22 deputados. Somente Junior Brunelli (PSC) e Leonardo Prudente (DEM), que estão de licença médica, não assinaram. O deputado do PSC foi flagrado em um vídeo recebendo dinheiro e comandando uma oração. Prudente ficou conhecido por ter colocado dinheiro nas meias.

Publicidade

Segundo o presidente interino da Câmara Legislativa, Cabo Patrício (PT), apesar do longo período de tempo a ser investigado, a comissão deve ter um foco. "É claro que tem que se considerar o inquérito do STJ [que investiga o governo Arruda, mas cita a gestão de Roriz]", afirmou.

Os deputados decidiram se reunir nesta quinta-feira (10) para discutir a comissão especial que será criada para analisar os pedidos de impeachment contra Arruda. Também está prevista para quinta-feira a escolha do corregedor que vai dar prosseguimento aos processos por quebra de decoro parlamentar de deputados citados no escândalo.