Brasília - A Câmara dos Deputados poderá criar comissão parlamentar de inquérito (CPI) para investigar as ações administrativas que envolveram o processo de privatização do Banespa. O requerimento para criação da CPI foi apresentado nesta terça-feira (2) pelo deputado Nelson Marquezelli (PTB-SP), com 198 assinaturas.
Caberá agora à Secretaria-Geral da Mesa da Câmara conferir as assinaturas. Se pelo menos 172 forem consideradas validas, a comissão poderá ser criada. Será necessário também aguardar o encerramento de outras CPIs, já que apenas cinco podem funcionar simultaneamente na Câmara. Há mais cinco requerimentos de CPIs na fila aguardando instalação.
Mesmo assim, Marquezelli acredita que a comissão poderá ser criada ainda neste ano. "Estamos confiantes, porque negociamos com a Mesa Diretora para dar prosseguimento à fila, de forma a concluir os trabalhos de várias comissões ainda no primeiro semestre deste ano".
De acordo com o deputado, a CPI terá como foco a investigação dos prejuízos ao erário público e a milhares de aposentados e pensionistas do Banco Banespa, hoje Santander S.A.
Acordos com governo e oposição dão favoritismo a Alcolumbre e Motta nas eleições no Congresso
Rússia burla sanções ao petróleo com venda de diesel e Brasil se torna 2º maior cliente
As prioridades para os novos presidentes da Câmara e do Senado
A classe média que Marilena Chauí não odeia: visitamos a Casa Marx, em São Paulo
Deixe sua opinião