Ato por nova eleição
Um protesto que pede nova eleição para o cargo de conselheiro do Tribunal de Contas (TC-PR) está marcado para esta sexta-feira (19), às 17 horas, em frente ao TC, no Centro Cívico. A página do evento no Facebook tem quase 900 confirmados.
A posse do ex-deputado Fábio Camargo como conselheiro do Tribunal de Contas do Paraná (TC-PR) acontece na próxima segunda-feira (22), às 15 horas, em sessão extraordinária no pleno do tribunal. A convocação oficial deve ser publicada no diário eletrônico do tribunal desta sexta-feira (19). Camargo tomará posse exatamente uma semana após ser eleito em disputa polêmica na Assembleia Legislativa do Paraná (Alep).
O decreto com a nomeação de Camargo foi assinado pelo governador Beto Richa (PSDB) nesta terça-feira (16), um dia após a eleição, e publicado um dia depois no Diário Oficial. Depois da publicação, o TC-PR teria até 30 dias para fazer a cerimônia de posse. A data escolhida, porém, é apenas dois dias úteis depois.
Polêmica
O escolhido para o cargo deve ter metade dos deputados presentes mais um. Durante a eleição, na última segunda-feira (15), 54 deputados registraram presença no painel eletrônico. Assim, o eleito deveria receber 28 votos. Camargo obteve 27 votos. Camargo e Plauto Miró (DEM), os dois deputados que concorriam ao cargo, se abstiveram de votar.
O número de votos obtidos por Camargo motivou questionamentos de outros deputados. Miró chegou a pedir explicações formais do setor jurídico da Casa sobre a legalidade da eleição, que ainda não respondeu.