Um caminhão coletor de lixo e um ônibus circular atropelaram na manhã deste sábado um grupo de romeiros em Juazeiro do Norte, no Ceará. Oito pessoas morreram e 11 ficaram feridas no desastre. O caminhão perdeu os freios, na descida da ladeira do Horto, onde está a estátua de Padre Cícero, batendo de frente com o ônibus.
O acidente ocorreu por volta das 8h, quando o caminhão, que pertence a uma empresa terceirizada, descia a ladeira, já movimentada àquela hora. O veículo acabou atropelando romeiros que subiam em peregrinação, apesar de ter atingido o ônibus, os passageiros não se feriram.
Das oito vítimas fatais, cinco morreram no local. Entre elas, Ivanildo Cândido da Silva, de 26 anos, e o filho dele, Henrique Júnior Bezerra, um bebê de apenas cinco meses. Os três garis foram identificados como José Gomes de Melo Filho, de 32 anos, João Wilson Cavalcanti, de 35, e José Cícero Laurindo da Silva, de 43. Os outros mortos são Veridiana Barreto de Souza, de 33, Cícero Maxuel Soares Nascimento Matos, de 16 anos, e um homem ainda não identificado.
A mãe do bebê, Edilma Bezerra de Santana Silva, de 22 anos, teve uma perna amputada e está internada em estado grave. O motorista do caminhão, Antônio Joaquim dos Santos está internado em Barbalha. O estado dele é estável.
Segundo as primeiras investigações da Polícia, o caminhão retornava na colina do Horto, trazendo equipamentos e garis, quando da altura do local chamado Pedra do Joelho perdeu o freio.
Juazeiro do Norte é um centro de peregrinação no Nordeste. Todos os anos, milhões de fiéis vão visitar a estátua de Padre Cícero. A maioria deles chega de cidades do Nordeste para agradecer por graças alcançadas ou fazer pedidos. Nesta época do ano, com o feirado da Semana Santa, o movimento é grande no município.
O laudo sobre a causa do acidente será divulgado em 15 dias, segundo a perícia que realizou seu trabalho no final da manhã.