Mal acabou a apuração dos votos do referendo sobre a comercialização de armas no Brasil e a campanha eleitoral está no ar novamente. Pelo menos no espaço virtual. Simpatizantes das candidaturas dos postulantes ao Palácio Iguaçu disputam votos e arregimentam apoio para as eleições de 2006 no Orkut, o mais popular site de encontros virtuais, que tem no Brasil um dos países que mais o utilizam.
A reportagem navegou nas comunidades dos simpatizantes das prováveis candidaturas que despontam no cenário político. Quatro pré-candidatos a governador do Paraná já contam com comunidades no Orkut defendendo as suas candidaturas e debatendo estratégias para a campanha. Mas nem só de elogios vive o Orkut: comunidades formadas pelos difamadores dos políticos também estão no ar.
Há comunidades favoráveis às candidaturas do governador Roberto Requião (PMDB), dos senadores Alvaro Dias (PSDB) e Osmar Dias (PDT), e do ex-deputado federal Rubens Bueno (PPS).
Por serem manifestações espontâneas, outra marca das comunidades dos simpatizantes de pré-candidatos no Orkut é a passionalidade. Alguns conteúdos dificilmente seriam defendidos ou pronunciados publicamente pelos políticos com os quais os internautas que participam das comunidades simpatizam.
Requião (PMDB) é o campeão em número de comunidades. Digitando seu nome no Orkut aparecem 34 comunidades, algumas contra, outras a favor. Dentre as comunidades favoráveis ao peemedebista a mais curiosa é a que defende a candidatura de Requião para "Presidente do Sul". A comunidade criada em 31 de janeiro deste ano tinha 36 membros até quinta-feira e defende implicitamente a idéia de separar os três estados da Região Sul, transformando-os num país.
O criador da comunidade identifica-se como um curitibano de 22 anos de idade, "conservador de extrema-direita", e estudante de Ciência da Computação na Universidade Federal do Paraná (UFPR). No Orkut ele explica com três frases a criação da comunidade: "Unindo o útil ao agradável: Requião tem razão. O Sul é o meu país". Pedágio
Outra comunidade defende o nome de Requião para presidente, dessa vez do Brasil. A comunidade fundada em 4 de agosto deste ano tem 102 membros. Em um dos seus tópicos, no dia 27 de setembro, os internautas discutem a ocupação das praças de pedágio pelo MST. "Não sei se estou enganado, mas acho que quem colocou o MST para abrir as cancelas foi o nosso mestre, que vcs (sic) acham??", questiona um dos membros da comunidade.
O criador dessa comunidade seria um curitibano de 13 anos de idade que se classifica como "conservador de direita" e cursa a 7.ª série.
Uma terceira comunidade defende a candidatura de Requião à reeleição. Esta foi criada em 1.º de agosto deste ano e conta com 41 membros. Em um dos tópicos os internautas discutem o cenário da sucessão estadual: "começou o circo no Paraná. A oposição já começou o ataque ao nosso governador, é preciso que todos nós lutemos contra esta oposição radical e que quase acabaram (sic) com o Paraná", escreve um dos internautas, concluindo que está fazendo a sua parte ao enviar respostas às seções de cartas dos leitores de jornais impressos.
O criador da comunidade, que teria 19 anos, se classifica como "esquerda liberal".
O senador Alvaro Dias conta com uma comunidade que apóia a sua candidatura. A comunidade contava com 150 membros na última sexta-feira e foi fundada no dia 4 de dezembro do ano passado. O criador da comunidade se descreve como "esquerda liberal". Além da discussão sobre a candidatura do tucano, em um tópico a comunidade pró-Alvaro foi alvo de uma mensagem provocadora postada por um anônimo. O internauta lembra de uma greve de professores na gestão Alvaro no Palácio Iguaçu e da repressão policial aos grevistas. Outro "orkuteiro" sai em defesa de Alvaro dizendo que ele foi "o melhor governador que o Paraná já teve".
Já o senador Osmar Dias conta com três comunidades defendendo a sua candidatura. Na comunidade "Osmar Dias governador 2006", criada em 4 de julho deste ano e que conta com 45 membros, um dos tópicos é a formação de uma "frente anti-Requião".
Uma das discussões mais interessantes entre os internautas é sobre o candidato a vice. Na comunidade "Voto Osmar Dias 2006", fundada em 13 de março deste ano e que conta com 62 membros, os orkuteiros falam sobre quem gostariam ver como vice do pedetista. Três nomes são lembrados no debate: Rubens Bueno, que pretende ser o candidato do PPS, o ex-prefeito de Curitiba Cassio Taniguchi (PFL) e o deputado federal Gustavo Fruet (PSDB). As posições dos criadores das comunidades pró-Osmar Dias vão do "conservador de direita" ao "liberal de esquerda".
As comunidades pró-Rubens Bueno usam em seu nome o "vote limpo" do slogan do candidato. Uma delas foi criada em 9 de agosto do ano passado e inicialmente estava no contexto da candidatura do político à prefeitura de Curitiba. A comunidade "Voto limpo, voto Rubens Bueno" conta com 142 membros. Sua criadora se identifica como uma paulistana radicada em Curitiba.
Numa mensagem postada em outubro do ano passado, depois de Bueno não ter ido ao segundo turno da eleição municipal, um internauta tenta reanimar a comunidade dizendo que "o povo é burro, não vota no melhor, o povo vota em quem tem mais máquina". A mensagem conclui dizendo que "o governo do Estado nos espera".
Bolsonaro e mais 36 indiciados por suposto golpe de Estado: quais são os próximos passos do caso
Bolsonaro e aliados criticam indiciamento pela PF; esquerda pede punição por “ataques à democracia”
A gestão pública, um pouco menos engessada
Projeto petista para criminalizar “fake news” é similar à Lei de Imprensa da ditadura
Deixe sua opinião