Uma campanha da MTV sobre as eleições deste ano está causando polêmica. A peça faz duras críticas aos políticos, muitos deles envolvidos em diferentes casos de corrupção, incentivando o público a se posicionar jogando ovos e tomates. (Veja aqui)
Segundo a União Nacional dos Estudantes (UNE) e a União Brasileira de Estudantes Secundaristas (Ubes), o filmete desestimula o jovem a ter uma participação política e, indiretamente, incentiva até o voto nulo. Para o colunista de política do jornal "O Globo" Ilimar Franco, a TV está fazendo apologia da violência política.
A MTV se defende e diz que o objetivo da campanha era provocar uma polêmica e não incentivar o voto nulo.
As entidades estudantis, que divulgaram um manifesto , acreditam que a emissora deveria pregar o voto consciente e uma maior participação da juventude no processo eleitoral.
- É um pouco anarquista e, na minha opinião, acaba estimulando a negação da política, não dando nenhuma perspectiva ou apontando para algum caminho no processo eleitoral. É correta ao condenar a corrupção, mas não estimula o jovem a participar do processo político e votar conscientemente - avalia o presidente da UNE, Gustavo Petta.
O diretor de programação da MTV Brasil, Zico Góes, afirma que a mensagem "Prepare seu saco, os ovos e o tomate" é uma "alegoria publicitária", que será igualmente usada para questionar o próprio eleitor.
- Não estamos estimulando a violência. É um slogan publicitário. Talvez, sem ele, não houvesse discussão, que é nosso objetivo. E sempre fomos politicamente incorretos - justifica.
- Claro que jogar ovo no político é uma alegoria. Queremos que o jovem entenda que a agenda política deve ser a da sociedade, e não a dos políticos completa ele, anunciando que novas peças polêmicas ainda serão veiculadas pela emissora. A atual não será retirada do ar.
CCJ deve passar para as mãos do Centrão e pautas conservadoras podem ficar travadas
Médicos afirmam que Lula não terá sequelas após mais uma emergência de saúde em seu 3º mandato
Conjuntura internacional pode concretizar acordo entre Europa e Mercosul, mas Lula quer o crédito
Podcast analisa o primeiro ano de Javier Milei como presidente da Argentina
Deixe sua opinião