A campanha do prefeito e candidato à reeleição Gilberto Kassab (DEM) entrou com cinco ações contra a candidata do PT, Marta Suplicy, desde o domingo (12). A primeira delas, entregue ainda no domingo à Justiça Eleitoral, é um pedido de direito de resposta sobre inserção veiculada pela campanha da petista Marta Suplicy em que questiona a vida pessoal do adversário.
Os outros quatro pedidos de resposta foram entregues nesta segunda (13) à Justiça, informa o Tribunal de Justiça Eleitoral (TRE-SP). Nem a assessoria de imprensa do tribunal nem a campanha de Kassab souberam informar, no entanto, o teor das novas representações.
Na TV, a propaganda de Marta faz várias perguntas sobre o candidato. "Você sabe mesmo quem é o Kassab? Sabe de onde ele veio? Qual a história do seu partido?" No final, sobre foto do prefeito, a peça termina com as questões: "Sabe se ele é casado? Tem filhos?"
Segundo a assessoria de Kassab, a representação se refere à pergunta "Se melhorou de vida depois da política?", que insinuaria "locupletamento na vida pública", o uso do cargo para obter vantagens pessoais. Sobre os questionamentos sobre a vida pessoal do candidato, a assessoria classifica de "lamentável e de baixo nível".
"Não são as questões pessoais que estão em questão na campanha, mas quem representa a melhor alternativa", disse um assessor da campanha.
Procurada, a assessoria de imprensa da coligação de Marta Suplicy negou, por e-mail, que a campanha tenha feito ataques pessoais a Kassab. "A campanha de Marta Suplicy não fez acusações de natureza pessoal contra o candidato Gilberto Kassab."