A Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) e a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) lançam, nesta segunda-feira, a partir das 9 horas, a Campanha Nacional de Combate à Corrupção Eleitoral. Este ano, um dos temas abordados pela campanha será a utilização de caixa dois. Segundo o corregedor-geral eleitoral do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Cesar Asfor Rocha, que participará do lançamento da campanha, a Justiça eleitoral vai dificultar muito essa prática nas eleições deste ano.
- O grande papel do TSE é de fiscalizar excessos na campanha porque o grande reclamo da população brasileira é a utilização nefasta do caixa dois - afirma Rocha.
Comitês da OAB e da CNBB, com o apoio de 18 outras entidades, serão instalados em todos os estados para receber denúncias de irregularidades e de compra de votos durante as eleições de 2006. Entre os crimes que costumam ser denunciados aos comitês estão a compra de voto mediante oferta de emprego, dinheiro, ou algum bem que tenha valor para o eleitor, como cesta básica, telha para residência, cimento ou caixa d'água.
- Qualquer desvio de conduta, qualquer ruído, qualquer dificuldade, qualquer problema que algum TRE (Tribunal Regional Eleitoral) possa apresentar, chamará a minha presença imediata - destaca do corregedor.
Lula está acordado e passa bem sem sequelas após cirurgia cerebral de emergência
Confira os detalhes do que houve com Lula e o estado de saúde após a cirurgia; acompanhe o Entrelinhas
Milei completa um ano de governo com ajuste radical nas contas públicas e popularidade em alta
Prêmio à tirania: quando Lula condecorou o “carniceiro” Bashar al-Assad
Deixe sua opinião