• Carregando...
Lula no vídeo em que anuncia o fim do câncer: esperança para candidatos petistas nas eleições deste ano | Ricardo Stuckert/Instituto Lula
Lula no vídeo em que anuncia o fim do câncer: esperança para candidatos petistas nas eleições deste ano| Foto: Ricardo Stuckert/Instituto Lula

Após a realização de exames na manhã de ontem, a equipe médica que trata do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva informou que o câncer na laringe do petista desapareceu e que ele está oficialmente de alta hospitalar. Lula, porém, terá de fazer exames perió­­dicos nos próximos cinco anos para ser declarada a cura, pois a doença pode voltar. Porém, a chance de que isso ocorra é pequena, pois o câncer na laringe dificilmente provoca metástase, segundo os médicos do ex-presidente. Animado com a notícia, Lula gravou um vídeo em que agradece a Deus e a todos que o ajudaram. Ele também avisa: vai voltar a fazer política.

"Eu agora volto à minha militância política com muito mais cuidado, muito mais maduro e muito mais calejado, pensando, em primeiro lugar, em cuidar da saúde, mas sobretudo pensando em continuar lutando para ver se conseguimos melhorar a vida do povo brasileiro um pouco mais", diz o ex-presidente no vídeo divulgado na internet. "Vou voltar à vida política porque eu acho que o Brasil precisa continuar crescendo."

A presença de Lula nas articulações eleitorais e na campanha deste ano é considerada fundamental pelo PT e partidos aliados para eleger o maior número possível de prefeitos nas principais cidades do país. A maior preocupação dos petistas está em São Paulo. O pré-candidato do PT, o ex-ministro Fernando Haddad, não decolou nas pesquisas até agora e o mau desempenho é atribuído em parte à ausência de Lula. Durante o tratamento, que durou cinco meses, o ex-presidente reduziu fortemente o trabalho de articulação em favor de Haddad, candidato escolhido pessoalmente por Lula.

Volta gradual

A volta de Lula às arti­­­cula­­ções eleitorais, porém, será gradual. O chefe da equipe médica do Hos­­­pital Sírio-Libanês que trata de Lula, Ro­­­ber­­to Kalil Filho, disse que o ex-presidente ainda tem uma leve inflamação na garganta. Segundo ele, isso é normal para quem foi submetido a 33 sessões de radioterapia. Além deste tratamento, Lula fez ainda três ciclos de quimioterapia desde o fim de outubro, quando a doença foi diagnosticada.

Por enquanto, a orientação médica é para que ele descanse e poupe a voz nas próximas semanas. Lula continuará fazendo o tratamento de fonoaudiologia. Kalil Filho relatou ainda que Lula disse que deve tirar um período de férias. E afirmou que o ex-presidente ficou muito emocionado ao receber o diagnóstico de desaparecimento do câncer.

Dilma

A presidente Dilma Rous­­seff recebeu a notícia do desaparecimento do tumor na Índia, país que está visitando. Lula deu um telefonema a Dilma e lhe comunicou o resultado dos exames. "A notícia é muitíssimo boa. Ele deve estar comemorando até agora", comentou a presidente, que esboçava um largo sorriso e demonstrava até mesmo estar emocionada. "De uma certa forma, eu já esperava esta notícia. Mas, ter certeza é muito bom, né, gente?", declarou Dilma, que também passou por um tratamento de câncer antes de assumir a Presidência.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]