• Carregando...

A candidatura para o Tribunal de Contas da professora da UFPR Dora Lúcio Bertúlio teve o incentivo inicial do pedetista Neivo Beraldin. O deputado, já no primeiro dia de trabalhos da Assembléia, defendia que a vaga de conselheiro fosse ocupada por um afro-descendente. "Como o Tribunal de Contas, criado durante o período do Estado Novo, nunca teve um afro-descendente ou uma mulher em seu quadro de conselheiros, essa escolha poderia se tornar emblemática", afirma Beraldin.

Adesão – O PPS decidiu apoiar a indicação da professora Dora Bertúlio. A decisão foi tomada na reunião do partido na última segunda-feira, inclusive com o deputado Marcos Isfer retirando a candidatura e aderindo à idéia. Com isso, a professora já teria os votos de Isfer, Ratinho Júnior, Arlete Caramês, Waldir Leite e Aílton Araújo.Credenciais – A professora Dora é advogada com doutorado em Direito pela UFSC/Harvard. Chefe da Procuradoria Jurídica da UFPR, membro da comissão que implantou as cotas na universidade e afro-descendente. "A Dra. Dora é um nome de consenso dentro do PPS porque é competente e tem compromisso com um país livre e democrático", disse Rubens Bueno, presidente da legenda.

Nunca – O líder do PSDB na Assembléia Legislativa, Ademar Traiano, refuta a hipótese de uma aliança com o PMDB nas eleições de outubro. "É uma especulação vazia que não chega a lugar nenhum", disse. O PSDB, segundo ele, faz oposição ao governo e além disso, tem que pensar nas chances de reeleição da bancada. "A aliança com o PMDB inviabiliza a eleição da maioria", prevê.

Grupo – A tese da direção tucana é de que o PSDB terá candidato a presidente da República e o partido precisa oferecer palanque no Paraná. "É por este motivo que o candidato a governador tem que sair dos partidos de oposição que historicamente estão aliados", disse Traiano. O partido se reúne após o carnaval para buscar uma posição definitiva sobre o assunto.

Indevido – O líder da oposição na Assembléia Legislativa, Valdir Rossoni (PSDB), fez um apelo aos deputados para que se mobilizem contra as críticas do governador à imprensa, em especial, à Gazeta do Povo. Durante discurso, Rossoni criticou o uso da TV Educativa, emissora estatal, para atacar o jornal e a manifestação do PMDB realizada na última sexta-feira. "É deprimente ver um secretário de Educação lavando calçada. Um homem público e professor tem que dar exemplo para as crianças", disse.

Crucificação – A Fundação Cultural de Curitiba decidiu mudar o sistema para o repasse de verbas da encenação da Paixão de Cristo e abriu licitação. Tradicionalmente, o espetáculo é encenado pelo Grupo Lantére na Pedreira Paulo Leminski. Para este ano, o edital de licitação está à disposição até o dia 10 de março e os grupos interessados poderão participar. A Fundação irá apoiar três encenações, a da Pedreira e outras duas na Barreirinha e Bairro Novo.

Farmácias – Um projeto de lei do vereador Jorge Bernardi (PDT) que espera para ser apreciado há nove anos quase foi para votação ontem. A proposta do vereador curitibano é para limitar a distância entre farmácias, que não poderia ser menos de 300 metros uma da outra. A proposta, a pedido do próprio autor, foi retirada da pauta por 12 sessões para sofrer modificações. Bernardi quer proteger o pequeno farmacêutico de bairro da concorrência das grandes redes.

Postos – No sentido contrário, o vereador Fábio Camargo (PFL) protocolou ontem um projeto de lei que diminui de 1 quilômetro para 250 metros a distância entre um posto de combustível e outro na cidade de Curitiba. João Cláudio Derosso (PSDB) quer que o projeto seja mais abrangente. "O preço do combustível em Curitiba é igual, apesar do grande número de postos e de distribuidores. Nos países desenvolvidos não existe limite de distância entre um e outro", argumenta Derosso.

Pinga-fogo

* O vice-presidente do PMDB do Paraná, deputado Nereu Moura, reprovou a discussão pública do presidente do partido, Dobrandino da Silva, com o petista André Vargas.

* "Essa briga não acrescenta nada. Os problemas nacionais não podem ser trazidos para o plano local", disse.

* Moura afirmou ainda que é preciso estar munido de provas e documentos para fazer acusações como as que estão sendo feitas contra a Itaipu Binacional.

* O prefeito de Foz do Iguaçu, Paulo Mac Donald (PDT), afirma que continua com a maioria na Câmara de Vereadores.

* O presidente da Casa, o petebista Carlos Budel, nega que o PTB tenha acertado uma aliança com o PMDB local e que seu partido vai manter o compromisso de campanha com Mac Donald.

* A Comissão de Legislação e Justiça da Câmara de Curitiba larga na frente dos trabalhos legislativos de 2006.

* O presidente Celso Torquato convocou a primeira reunião para esta quarta-feira, às 14h30.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]