O prefeito Eduardo Paes (PMDB), candidato à reeleição, diz ter ficado muito alegre com os números da pesquisa Datafolha divulgada neste sábado, na qual aparece em primeiro, com 54% das intenções de voto, um resultado que garantiria sua vitória no primeiro turno. Ele, no entanto, evitou o clima de já ganhou.
Paes aparece em primeiro lugar na intenção de voto, mas, em contrapartida, o prefeito possui 20% de rejeição, ficando atrás apenas do candidato do DEM, Rodrigo Maia, que soma rejeição de 31%: "Vemos esses números com muita humildade e vamos continuar trabalhando firme pela eleição. Acho que essa é uma avaliação do que a gente vem implementando na cidade. Quero dizer para a população que a gente vê isso com muita alegria, mas também com muita humildade, sabendo que os desafios no Rio de Janeiro são muito grandes. Ainda há muito a fazer, mas é óbvio, a gente vê com muita alegria e faz um agradecimento especial à equipe da prefeitura que vem fazendo muito pela cidade", disse.
Marcelo Freixo, candidato do PSOL figura em segundo lugar - com 10% das intenções, ele está empatado tecnicamente com Rodrigo Maia (DEM), que tem 6% - afirma que o resultado é bom para o início de sua campanha: "Sem dúvida é um bom resultado, principalmente se avaliarmos a exposição do prefeito e fortuna que esta sendo investida em sua campanha. É bom ressaltar que estamos no início da campanha eleitoral, mas a pesquisa revela pontos positivos como minha baixa rejeição junto ao eleitorado", acredita.
O candidato do PSOL acredita ainda que, apesar de contar com apenas 1 minuto e 33 segundos de tempo para a propaganda eleitoral na TV, a visibilidade garantida vai permitir ao eleitor conhecer seu trabalho. Segundo a pesquisa, apenas 50% dos eleitores cariocas conhecem o socialista.
Para Rodrigo Maia, que aparece com o maior percentual de rejeição na pesquisa, o trabalho está apenas começando. Segundo ele, os números do Datafolha refletem o que classifica de superexposição do prefeito na mídia:"A campanha eleitoral ainda está no início e a pesquisa reflete apenas a superexposição e a campanha milionária do prefeito Eduardo Paes, que apesar disto aparece com uma rejeição de 20%. Acredito que com a evolução da campanha esses números vão se ajustar à realidade e com isso chegaremos ao segundo turno", disse.
Rodrigo Maia acredita que apesar de contar com pouco mais de quatro minutos de tempo para a campanha da TV, a visibilidade que vai permitir que o eleitor carioca escolha seu candidato após analisar os programas de governo.
O deputado federal Otávio Leite (PSDB) aparece com 4% das intenções, em quarto lugar na corrida pela prefeitura do Rio, e conta com 16% de rejeição. "Achei ótimo ótimo o resultado, já que nem sequer coloquei a campanha na rua. Exemplo disso é que hoje ficaram prontos os santinhos de minha candidatura. Estou muito animado, não sou conhecido e tenho uma rejeição pequena. Há um horizonte promissor e nos debates acredito que poderei conquistar o voto dos eleitores e levar a campanha ao segundo tempo", diz.
O candidato acrescenta ainda que o início do horário político eleitoral também beneficiará sua campanha.
TRF1 autoriza resolução que facilita aborto em menores de 14 anos sem o aval dos pais
Perspectiva de devassa jurídica de emendas deve gerar forte impacto no cenário político
Meta anuncia que adotará sistema semelhante ao do X para checagem de fatos
Morador de rua preso pelos atos de 8/1 é absolvido por Moraes; assista ao Sem Rodeios
Deixe sua opinião