Perto de 2,5 mil peças de propaganda devem ser retiradas nos próximos dias das ruas das maiores cidades do Paraná para que a lei eleitoral não seja descumprida. São mensagens de pré-candidatos e governamentais que, pela legislação, não devem mais ser veiculadas. A proibição dos outdoors de candidatos durante a campanha eleitoral foi uma das mudanças mais enfáticas da nova lei eleitoral (n.º 11.300) em vigor desde maio deste ano. A proibição é válida a partir de quinta-feira, 6 de julho, quando começa o período oficial de campanha.
Neste momento de véspera, as ruas de Curitiba estão cheias de outdoors estampando os rostos de pré-candidatos. Em uma rápida volta pela região central da cidade, a reportagem encontrou três tipos de outdoors com a foto de pré-candidatos. São propagandas com mensagens que não pedem voto diretamente e, por isso, não são proibidas. Mas a partir do momento que as candidaturas forem registradas, os partidos precisam se ajustar às novas regras.
Em Foz do Iguaçu, por exemplo, políticos estão aproveitando o período pré-eleitoral para refrescar a memória do eleitor quanto às próprias realizações políticas. O deputado estadual Chico Noroeste (PL), candidato à reeleição, espalhou outdoors com diferentes temáticas pelos quatro cantos da cidade lembrando até mesmo de um projeto de IPTU, da época em que era vereador. O deputado federal Dilto Vitorassi (PT), que volta a concorrer ao cargo, também está promovendo os êxitos dos quase dois anos de mandato especialmente relacionados aos repasses de verbas para Foz em outdoors para ser lembrado na hora do voto. Vitorassi assumiu o cargo em abril de 2005, depois que o atual ministro do Planejamento, Paulo Bernardo, afastou-se da Câmara para assumir a pasta no governo.
Além dos outdoors, a partir de amanhã também é proibida propaganda governamental, salvo em casos de urgência e calamidade pública, consentida pela Justiça Eleitoral.
O presidente do Sindicato das Empresas de Publicidade Externa do Estado do Paraná (Sepex), Romerson Faco, passou um comunicado para as empresas lembrando que hoje, o dia da semana com maior freqüência de troca das peças publicitárias, devem ser retiradas as propagandas proibidas daqui para a frente. "Mesmo que o empresário não seja o responsável pelo conteúdo da propaganda, a Justiça Eleitoral parte do princípio de que somos sabedores da lei. Podemos ser multados por propaganda irregular", diz Faco.
A estimativa do sindicato é que, dos 15 mil pontos de propaganda externa no estado (incluindo outdoors, mobiliário urbano e vidros de ônibus), 500 são especificamente de pré-candidatos e mais 2 mil dos governos estadual e federal. A partir do dia 6, pela decisão do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), mesmo em terrenos particulares a instalação de placas deve obedecer o tamanho de, no máximo, 2 metros x 2 metros.
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