Justiça indefere cinco candidaturas a vereador
Cinco pessoas que pretendiam se candidatar à Câmara de Curitiba, nas eleições deste ano, tiveram as candidaturas indeferidas pela Justiça Eleitoral. Outros seis candidatos a vereador desistiram de disputar o pleito
A Justiça Eleitoral indeferiu, nesta quinta-feira (26), o pedido de candidatura do jornalista e apresentador Carlos Moraes (PRTB) à prefeitura de Curitiba. Com isso, a corrida eleitoral na capital paranaense terá sete candidatos a prefeito, já que as demais candidaturas foram confirmadas. Moraes recorreu da decisão.
O juiz eleitoral Marcelo Wallbach Silva considerou que a candidatura de Moraes não foi submetida e aprovada pelo diretório nacional do partido, conforme determina a legislação eleitoral. O magistrado avalia que o registro da candidatura é "natimorto", já que contraria as próprias regras da legenda pela qual o candidato pretendia disputar as eleições.
O juiz também considerou que Moraes "incorreu em dupla filiação partidária, tendo ambas sido declaradas nulas por decisão da 3ª Zona Eleitoral de Curitiba", conforme o texto da decisão. O pedido de impugnação havia sido apresentado pelo Ministério Público do Paraná (MP-PR).
Por telefone, Carlos Moraes disse à reportagem da Gazeta do Povo, durante a manhã, que iria se reunir com os advogados para analisar a medida e decidir se iria recorrer. "Eu vou ser bem sincero, dentro da jurisprudência, eu acho que tenho direito a disputar as eleições. Mas, se eu perceber que não tenho chance de ganhar o recurso, eu devo desistir", disse.
No início da noite, ele entrou com recurso na 1ª Zona Eleitoral de Curitiba, nesta sexta-feira (27), contestando o cancelamento de sua candidatura.
Apesar de sereno quanto à decisão da Justiça, Moraes demonstrou ressentimento com o PRTB, a quem acusou de estar rachado, o que contribuiu para a impugnação de sua candidatura. "Esses caras [um dos segmentos do partido] queriam me vender para outras candidaturas. Ficam mordendo dinheiro sem me consultar. É uma política rasteira", disse.
O presidente do diretório estadual do PRTB, Nivaldo Ramos, disse que a decisão do diretório nacional do partido foi baseada em critérios técnicos, porque a legenda previa que não havia condições de Moraes disputar as eleições, diante da dupla filiação. Ramos também negou a suposta "venda" da legenda.
"Não é o procedimento do partido este tipo de negociação financeira, tanto que não estamos na coligação de ninguém. O partido passa por um momento de depuração. O Carlos Moraes é um cara do bem, mas não tinha condições de se candidatar", afirmou.
Sete candidatos
Os outros sete candidatos à prefeitura de Curitiba tiveram suas candidaturas deferidas pela Justiça Eleitoral. Com isso, irão disputar o executivo municipal os candidatos Alzimara Bacellar (PPL), Avanilson Araújo (PSTU), Bruno Meirinho (PSol), Ratinho Júnior (PSC), Gustavo Fruet (PDT), Luciano Ducci (PSB) e Rafael Greca (PMDB).
Governadores e oposição articulam derrubada do decreto de Lula sobre uso da força policial
Tensão aumenta com pressão da esquerda, mas Exército diz que não vai acabar com kids pretos
O começo da luta contra a resolução do Conanda
Governo não vai recorrer contra decisão de Dino que barrou R$ 4,2 bilhões em emendas