O ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, disse nesta quarta-feira que a senadora Gleisi Hoffmann (PT-PR), escolhida para substituir Antônio Palocci na Casa Civil, tem competência e habilidade para chefiar a pasta. "A ministra que chega tem história de vida e estará à altura deste importante órgão do governo federal, que é a Casa Civil", afirmou o ministro.
A afirmação foi feita durante entrevista no Palácio do Planalto, enquanto Cardozo fazia uma referência velada às críticas que a senadora e colega de partido tem recebido desde terça, quanto foi anunciada a sua nomeação. "É uma pessoa competente, séria e habilidosa, por quem tenho admiração e sei que será excelente chefe da Casa Civil", emendou. Ao ser questionado se Gleise iria "acalmar o Congresso Nacional", respondeu: "Eu fui parlamentar durante oito anos e nunca vi o Congresso calmo. Só em tempo de recesso parlamentar".
Cardozo cumprimentou o ex-ministro e colega de partido Antonio Palocci pelo trabalho que desenvolveu no governo. "Eu tenho o ministro Palocci como amigo e companheiro, que prestou serviço inestimável ao governo". Cardozo também comentou a decisão da presidente Dilma Rousseff de indicar o vice-presidente, Michel Temer, como o coordenador do Plano Estratégico de Fronteira, lançado hoje. "Temos de aproveitar ao máximo o talento de um vice como o Michel Temer."
Sobre as críticas ao ministro das Relações Institucionais, Luiz Sérgio, de que não estaria dando conta do recado, afirmou: "Não vejo nenhum ministro da área política que não tenha dado conta do recado."
- Temer seria o articulador político natural, diz analista
- Gleisi assume a Casa Civil e diz que vai seguir o exemplo de Dilma
- Exoneração de Palocci é publicada no Diário Oficial; Gleisi assume à tarde
- Palocci pede demissão e Gleisi é escolhida para a Casa Civil
- Gleisi: agradeço pela confiança em minha capacidade
- Costa: Gleisi cuidará de gestão, não de política