A carga de energia elétrica no sistema brasileiro subiu 2,8% em fevereiro de 2013 em relação ao mesmo mês do ano passado, para 64.497 megawatts (MW) médios, segundo boletim do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) divulgado nesta sexta-feira (8). Com relação a janeiro último, a alta foi de 4,6%. No acumulado dos últimos 12 meses, a carga subiu 4,3% em comparação ao período anterior.
De acordo com o ONS, o subsistema do Nordeste foi o destaque do boletim. Em fevereiro, a área registrou uma alta de 11,3% na carga de energia em relação ao mesmo período do ano passado, para 9.838 MW. Em comparação a janeiro deste ano, registrou-se uma variação positiva de 1,22%. No acumulado dos últimos 12 meses, o Nordeste teve um crescimento de 7,9% em relação ao período anterior.
Segundo o boletim do operador nacional, o aumento da carga de energia no Nordeste foi causado, principalmente, "pela forte demanda das classes residencial e comercial em virtude de altas temperaturas; o tempo seco que persistiu sobre as áreas litorâneas; e a incorporação de eletrodomésticos às residências, reflexo do incremento da renda e do avanço do emprego".
Sudeste/Centro-Oeste
No subsistema Sudeste/Centro-Oeste, a carga de energia cresceu 1 4% em fevereiro de 2013 em relação ao mesmo mês do ano anterior, para 39.220 MW, informa o ONS. Em comparação ao mês de janeiro de 2013, registrou-se uma alta de 5,6%. No acumulado dos últimos 12 meses, o Sudeste/Centro-Oeste apresentou uma variação positiva de 3,7% em relação ao período anterior.
Sul e Norte
No subsistema Sul, a carga de energia registrou um aumento de 2% no mês passado em relação ao mesmo mês do ano anterior, para 11.295 MW. Com relação a janeiro deste ano, a variação positiva foi de 4,9%. E no acumulado dos últimos 12 meses, o Sul apresentou uma alta de 5,1% em relação ao período anterior.
No Norte, houve uma queda de 0,2% em fevereiro último com relação ao mesmo mês de 2012, para 4.144 MW. Com relação a janeiro de 2013, foi registrado um aumento de 2,7%. E no acumulado dos últimos 12 meses, a carga de energia no Norte subiu 0,2% em relação ao intervalo anterior.
Deixe sua opinião