Moradores da zona sul do Rio de Janeiro homenagearam os ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) com uma caminhada pela orla do Leblon e de Ipanema na manhã de ontem. Batizado de "Valeu STF", o evento comemorou o resultado parcial do julgamento do mensalão, que inicia hoje a última semana de votação.
Alguns manifestantes vestiram togas pretas e máscaras do ministro Joaquim Barbosa, relator do processo e próximo presidente do STF. Eles levaram também um cheque fictício no valor de R$ 153 milhões, emitido pelo "Banco do Mensalão" e assinado por "Lalau da Silva". O valor é uma estimativa dos valores supostamente desviados para alimentar o esquema.
Julgamento
Os ministros analisam atualmente o Capítulo 2 da denúncia do Ministério Público Federal (MPF), que trata do crime de formação de quadrilha envolvendo réus do núcleo político (José Dirceu, José Genoino e Delúbio Soares), publicitário (Marcos Valério, Ramon Hollerbach, Cristiano Paz, Simone Vasconcelos e Geiza Dias) e financeiro (Kátia Rabello, José Roberto Salgado, Ayanna Tenório e Vinícius Samarane). Até agora, já votaram nesse item Barbosa e o revisor Ricardo Lewandowski. Barbosa entendeu que 11 dos 13 réus se associaram para a prática de crimes (exceto Geiza Dias e Ayanna Tenório). Já Lewandowski absolveu todos os acusados porque acredita que eles se uniram para obter vantagens individuais, o que não caracteriza quadrilha.