Pré-candidatos à Presidência da República, a ministra-chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff (PT), e o governador de São Paulo, José Serra (PSDB), ensaiaram tímidos passos de samba, no carnaval de Salvador. Na tarde de ontem, os dois ficaram em camarotes vizinhos no circuito Osmar e acompanharam o desfile do trio elétrico da cantora Ivete Sangalo. Dilma ficou no camarote do governador baiano Jaques Wagner (PT), enquanto o governador paulista curtiu a festa em um camarote particular ao lado do deputado federal ACM Neto (DEM). Na noite de sábado, a ministra Dilma soltou uma pomba branca na saída do bloco Ilê Ayê e tomou banho de pipoca. Serra assistiu à passagem dos trios elétricos no camarote da cantora Daniela Mercury. Os dois adversários na disputa eleitoral de 2010 seguem o mesmo roteiro carnavalesco neste ano. Antes de irem para a folia na capital baiana, participaram do bloco Galo da Madrugada, em Recife.

CARREGANDO :)

Aliás...

Apesar do tom eleitoral da visita pelo Nordeste durante o carnaval, tanto Serra como Dilma negaram a tentativa de angariar votos com as viagens. "Não vim aqui interessado em palanque eleitoral. Vim para curtir mesmo", afirmou o pré-candidato do PSDB. "Todos nós temos o direito de curtir, nesses três dias, o carnaval. É uma agenda brasileira", emendou Dilma.

Publicidade

Sapucaí

Enquanto os pré-candidatos à presidência do PT e do PSDB desfilam pelo carnaval nordestino, o governador Roberto Requião – que tenta viabilizar sua candidatura ao Palácio do Planalto pelo PMDB – preferiu a folia carioca. Ele foi ao Rio acompanhar o desfile das escolas de samba e, como informou por meio do seu Twitter na tarde de sábado, prestigiar "o grupo paranaense Positivo que patrocina a Portela". A escola vai para a avenida na noite de hoje.

Petistas desconfiados

O que está sendo preparado para ser uma festa apoteótica de lançamento da pré-candidatura da ministra Dilma Rousseff à Presidência tem sido também motivo de desavenças dentro do ninho petista. A polêmica deve se acirrar durante o 4.º Congresso Nacional do PT, entre os próximos dias 18 e 20, que vai debater o documento "A grande transformação", com propostas para um eventual governo de Dilma. A preocupação é que uma visão muito esquerdista do papel do Estado, como defende a ministra, assuste o mercado e os eleitores das classes média e alta. Há também grande expectativa em relação à recepção que a militância dará a Dilma, que até 2000 era filiada ao PDT.

Até que ponto

Publicidade

No PSDB, não há mais dúvida de que o governador de São Paulo, José Serra, será o candidato à Presidência. A dúvida é até que ponto é possível esticar a corda em relação ao momento ideal para lançar a candidatura do tucano. O crescimento da ministra Dilma Rousseff (pré-candidata do PT) nas pesquisas acendeu a luz amarela no campo tucano. Ainda assim, o PSDB não pretende tentar forçar a entrada antecipada do tucano na disputa.

Viajando 1

O ministro da Defesa, Nelson Jobim, viaja quinta-feira para os Estados Unidos com o objetivo de incrementar as relações bilaterais com aquele país nas áreas de segurança e defesa. Jobim deve ser cobrado sobre a preferência do Planalto pelos caças franceses. Os EUA disputam uma concorrência internacional com a França e a Suécia para vender 36 aviões para a FAB.

Viajando 2

Os ministros do Esporte, Orlando Silva, e da Saúde, José Gomes Temporão, também farão viagens aos exterior. Silva vai dia 24 de fevereiro para Vancouver, no Canadá, acompanhar os Jogos Olímpicos de Inverno de 2010. Já Temporão viaja para Havana, em Cuba, dia 22 de fevereiro, para participar de encontros e visitas a entidades de pesquisa biomédica.

Publicidade

* * * * *

Pinga-fogo

"Em ano eleitoral, claro que todo político, inclusive eu, estica o pescoço para ser visto."

O governador baiano, Jaques Wagner (PT), desmentindo os pré-candidatos ao Palácio do Planalto Dilma Rousseff (PT) e José Serra (PSDB), que juram que o tour pelo carnaval nordestino neste ano nada tem a ver com a eleição de outubro.