PONTA GROSSA - O prefeito de Guarapuava, Luiz Fernando Ribas Carli, pai de Luiz Fernando Ribas Carli Filho, disse ontem, em entrevista coletiva, que o ex-deputado estadual está se recuperando bem, mas não se lembra do momento em que aconteceu o acidente em que ele se envolveu e que acabou resultando na morte de dois jovens Gilmar Rafael Yared e Carlos Murilo de Almeida , há cerca de um mês e meio, em Curitiba.
Apesar da amnésia, disse o pai, Carli Filho estaria pensando em escrever um livro. O prefeito ainda afirmou que, se ficar comprovado que o filho errou, ele deve ser punido. Mas disse que a carreira política do ex-deputado sofreu apenas uma interrupção (Carli Filho renunciou à cadeira na Assembleia para não sofrer processo de cassação e correr o risco de ter seus direitos políticos suspensos). Carli Pai também afirmou que pretende se reunir com as famílias dos dois jovens mortos.
A entrevista coletiva foi concedida em Guarapuava, apenas para a imprensa local. Com base nas imagens e áudio da entrevista cedidos pela RPC TV Guairacá, de Guarapuava, a Gazeta do Povo reproduz alguns trechos das declarações do pai do ex-deputado estadual.
O acidente
"Fiquei sabendo do acidente por volta de nove e meia da manhã. Eu tinha viajado, tinha ido a Brasília e estava em Curitiba. Quando levantei fui olhar os quartos dos filhos e o quarto do Bernardo estava fechado e o do Luiz Fernando estava aberto. Perguntei para uma funcionária se ele não tinha dormido em casa e ela me contou que viu sobre um acidente na tevê e que reconheceu a camisa e o sapato do Luiz Fernando. Perdi o chão completamente. Liguei para os meus cunhados para que fossem à procura. Na polícia, disseram que um ferido havia sido levado para o Hospital Evangélico. Só depois de muita insistência descobriram que tinha alguém não identificado na UTI."
Família dos mortos
"Já expressei essa vontade de nós conversarmos com a família dos outros dois meninos que falecerem. Para nós é uma tragédia que envolveu três famílias. Nós já demonstramos a nossa tristeza e nossa solidariedade às famílias que perderam seus filhos. Só quem passa por uma situação como essa pode avaliar o que é perder um filho, o que é estar envolvido num acidente em que morrem duas pessoas e o terceiro chega à beira da morte e por um milagre acaba não morrendo. Sim, nós vamos conversar com eles."
Quando Carli Filho soube das mortes
"A partir da UTI semi-intensiva, quando ele passou a ter acesso a um aparelho de televisão, então eu tive com ele uma conversa. Ele não sabia de nada e eu contei a ele. Falei que ele tinha se envolvido num acidente grave e que tinham acontecido mortes. Ele estava ainda com a traqueostomia e não falava. Ele pediu uma caneta para escrever e perguntou quem eram as pessoas que tinham morrido."
A saúde do filho
"Hoje o Luiz Fernando está convalescendo. Graças a Deus, ficou sem nenhuma sequela. Ele se movimenta, ele enxerga perfeitamente bem, não teve nenhuma lesão cerebral e vem se recuperando dos procedimentos cirúrgicos que sofreu. Nós acreditamos que com o passar do tempo ele vai ficar normal na sua aparência, tendo em vista que o impacto todo foi no rosto e no crânio. Ele está se recuperando em Guarapuava e os médicos marcam as vezes que ele precisa ir para São Paulo. Aqui é a nossa cidade, aqui que moramos e trabalhamos."
Esquecimento
"O neurocirurgião nos disse que ele tem um lapso de memória tem um tempo diferenciado tamanho o trauma que sofreu. Ele não se lembra de fatos que ocorreram no dia anterior ao acidente e do que ocorreu no acidente. Ele passa a lembrar, com dificuldades, de coisas que aconteceram depois que saiu da UTI."
Carteira de habilitação
"Ele não estava com a carteira suspensa. Para ter a carteira suspensa é preciso ser notificado e assinar um documento que deve entregar a carteira e ninguém pode assinar por você. E ele não recebeu documento nenhum solicitando que ele devolvesse. Nós fizemos a entrega da carteira, mas não estava suspensa."
Bebida e alta velocidade
"Qualquer pai comenta com seus filhos comenta com seus filhos sobre andar devagar, de não beber. Não tem pai que não faz isso. E eu sempre fiz essas recomendações. Conversei bastante sobre tudo isso com ele, mas ele não se lembra de nada do dia."
Símbolo da autonomia do BC, Campos Neto se despede com expectativa de aceleração nos juros
Após críticas, Randolfe retira projeto para barrar avanço da direita no Senado em 2026
Novo decreto de armas de Lula terá poucas mudanças e frustra setor
Câmara vai votar “pacote” de projetos na área da segurança pública; saiba quais são
Deixe sua opinião