• Carregando...
O senador Vital do Rêgo (PMDB-PB) | Fábio Rodrigues Pozzebom/ABr
O senador Vital do Rêgo (PMDB-PB)| Foto: Fábio Rodrigues Pozzebom/ABr
  • Justiça determinou bloqueio de R$ 5,9 milhões do vereador João Cláudio Derosso, da ex-mulher deleCláudia Queiroz e de outros quatro funcionários do Legislativo da capital

O senador Vital do Rêgo (PMDB-PB, foto), presidente da CPMI do Cachoeira, enviará a todos os integrantes da comissão uma cartilha com as regras do Parlamento a respeito do manuseio de dados sigilosos. Segundo Vital do Rêgo, a cartilha será um "resumo’’ dos regimentos internos e dos códigos de ética da Câmara, do Senado e do Congresso. O Código de Ética da Câmara prevê, por exemplo, suspensão das prerrogativas regimentais para o deputado que revelar conteúdo de debates ou deliberações ocorridos em sessões secretas e também divulgar informações e documentos oficiais de caráter reservado. Na semana passada, vazaram conteúdos sigilosos dos inquéritos das operações Vegas e Monte Carlo, antes mesmo de eles chegarem à CPMI.

15.087.014...

...eleitores brasileiros estão filiados a partidos políticos registrados no Tribunal Superior Eleitoral (TSE). De acordo com o levantamento do TSE, de outubro do ano passado até o fim de abril foram 239.604 novas adesões.

2.355.472...

...eleitores estão filiados ao PMDB em todo o país. A legenda tem o maior número de filiados, seguida pelo PT, com 1,5 milhão. O PP fica em terceiro lugar com 1,4 milhão de filiados.

Pede pra sair

Entre os tucanos é dado como certo que o vereador João Cláudio Derosso (foto) não aguadará para ser expulso do partido. A aposta de integrantes do alto tucanato é que o ex-presidente da Câmara deverá se antecipar à decisão da legenda e pedir a saída do partido amanhã. Está marcada para o dia 7 de maio uma reunião em que a cúpula do PSDB estadual e municipal definirá se expulsa Derosso da legenda.

Suspensa 1

A Justiça determinou ontem que seja suspensa a veiculação de comerciais da prefeitura de Curitiba. O juiz Marcos Vinícius da Rocha Loures Demchuk, da 5ª Vara da Fazenda Pública, considerou que os comerciais estariam sendo utilizados como instrumento de promoção eleitoral do prefeito Luciano Ducci (PSB), candidato à reeleição.

Suspensa 2

De acordo com Demchuk, o conteúdo dos comerciais não cumpria papel orientador, sendo desvirtuado para divulgar aspectos positivos do mandato. A decisão é resultado de uma ação popular proposta pela presidente do PT de Curitiba, Roseli Isidoro. Até o fechamento desta edição, a prefeitura ainda não havia se pronunciado sobre a suspensão.

Pinga-fogo

"Na convenção, alguns ainda queriam convencer que o Gustavo Fruet, com quase 30% das intenções de voto nas pesquisas, deveria ser vice de alguém que não chega a 4% das intenções. Não sei se teria como ele [Fruet] concordar com essa hipótese"

Do ministro das Comunicações, Paulo Bernardo, comentando a vontade de correligionários que defendiam a candidatura própria do partido. No sábado, o PT decidiu apoiar a candidatura de Gustavo Fruet (PDT) à prefeitura de Curitiba.

* * * * *

Colaboraram: Sandro Moser, Taiana Bubniak e Ana Luiza Predin Pinheiro de Lima, especial para a Gazeta do Povo

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]