O deputado federal Aírton Roveda (PR) foi um dos parlamentares que aproveitou o prazo final de filiações para se mexer. Assinou na quinta-feira sua ficha de filiação no PPS. O parlamentar deixou o PTB, partido que o levou ao segundo mandato na Câmara. Natural de Bituruna, Roveda é comerciante e minerador. O deputado atua, principalmente, nas questões ligadas ao meio ambiente e assuntos sobre hidrografia. O ex-deputado estadual Basílio Zanusso também entrou no PPS.
Casa nova 2 Para o único representante do PPS do Paraná na Câmara Federal, César Silvestri, o partido reforçou os quadros e ganhou mais força para compor seus candidados a deputado. Os novos filiados também serão um suporte decisivo na campanha do pré-candidato ao governo do estado e presidente do PPS do Paraná, Rubens Bueno. Além de Silvestri, que vai disputar a reeleição, os deputados estaduais Ratinho Jr. e Marcos Isfer já declararam que pretende concorrer à Câmara Federal.
Revolta 1 A deputada federal paranaense Dra. Clair (PT) disse estar revoltada com as declarações do líder de seu partido na Câmara, que iria pedir à Executiva que perdoasse os parlamentares que votaram por um aumento maior do salário mínimo. Parte da bancada petista, inclusive a Dra. Clair, contrariou a orientação da liderança da bancada para derrubar a proposta.
Revolta 2 "É surpreendente que diante de tamanha crise ética em que vive o partido, o deputado venha de público informar que vai pedir o perdão para os deputados que apenas agiram com coerência e ética política. A executiva do partido foi incapaz de mínima e responsavelmente abrir um processo investigatório que apontasse as devidas punições para aqueles que enlamearam o PT", desabafou Clair.
Governistas A ala governista está eufórica com as últimas filiações do PMDB que fecharam o quadro de prefeitos, vereadores e deputados que podem engrossar as chapas proporcionais e trabalhar como cabos-eleitorais do governador. Para o chefe de gabinete do governador, Vanderlei Iensen (PMDB), "apesar da pressão de lideranças nacionais do PMDB para que Requião dispute a Presidência da República, o caminho deve ser mesmo a campanha para a reeleição".
Emendas O novo peemedebista Mauro Moraes afirma que está com emendas prontas para apresentar ao Orçamento do Estado de 2006. Segundo o deputado, ele vai reivindicar que conste no orçamento recursos para que sejam concedidos reajustes salariais para servidores públicos que recebem menos de R$ 1 mil e também para os policiais militares. "Entendo que as rodovias, a segurança e o saneamento público são prioridades, mas acredito que um pequeno remanejamento resolveria a questão", diz. Vista grossa O prefeito Beto Richa disse não pretende tomar nenhuma atitude contra o vereador Luís Ernesto (PSDB) que na segunda-feira passada tentou derrubar um veto dele. Beto não pretende nem mesmo rever a base de apoio, atualmente composta por 32 vereadores.
Em cena Pré-candidata ao Senado pelo PSDB, a vereadora Nely Almeida, sabe que precisa ser vista pelos eleitores. Durante a entrega do Plano Plurianual (PPA) e do Orçamento de 2006 pelo prefeito Beto Richa ao presidente da Câmara, João Cláudio Derosso, Nely estava ao lado de ambos para aparecer nas fotos.
Brincadeira Após o vereador Luís Ernesto (PSDB) ter dito que grava as conversas dos companheiros de Câmara Municipal, os vereadores além de cumprimentá-lo dando as mãos, terminam batendo no bolso do tucano para saber se estão sendo gravados ou não. O vereador garante que só grava os programas de rádio e as sessões da Câmara.
Rota Com a proximidade do início de diversas obras importantes para o Eixo Metropolitano, o vereador Celso Torquato (PSDB) mapeou diversas ruas que serão beneficiadas indiretamente com antipó nos bairros Portão, Vila Fany, Santa Quitéria, Vila Izabel, Fazendinha e Guaíra. O tucano entregou a relação das vias para o prefeito Beto Richa, e a reivindicação vai ser atendida a partir de março.
Pinga-fogo
* O ex-deputado estadual Fernando Guimarães, recém filiado ao PMDB, foi escolhido pelos demais pastores da Igreja do Evangelho Quadrangular para representá-la nas próximas eleições.
* Com a decisão interna, o atual deputado Aílton Araújo (PPS), terá dificuldades para se reeleger.
* Em 2002, a situação foi inversa, Araújo venceu Guimarães nas eleições internas.
* O deputado federal Ricardo Barros (PP) participa hoje em Curitiba de reunião na Fiep.
* O encontro servirá para que os membros da Conselho debatam com o parlamentar os projetos em tramitação no Congresso ligados ao setor, como o enquadramento da construção civil no supersimples.
* O vereador Paulo Frote (PSDB) afirma que o que mais gostou Orçamento de 2006 para Curitiba foram os investimentos área de segurança.
* "Somente no ano que vem, a prefeitura instalará 50 câmeras em diversos pontos da cidade para tentar diminuir a criminalidade", explica Frote.
Lula tenta se aproximar do favorito à presidência da Câmara, mas Hugo Motta quer independência
Guinada da Meta pode forçar desvio de rota de STF e Lula quanto à censura nas redes
Enquete: você acredita que a censura nas redes sociais vai acabar após a declaração de Zuckerberg?
Maduro sugere uso de tropas do Brasil para “libertação” de Porto Rico
Deixe sua opinião