A grande maioria dos entrevistados na pesquisa CNT/Sensusdivulgada nesta terça-feira tomou conhecimento da quebra ilegal do sigilo bancário do caseiro Francenildo dos Santos Costa. Das duas mil pessoas ouvidas pela pesquisa, 34,2% têm acompanhado o caso e 25,8% ouviram falar, enquanto outros 37,3% não tomaram conhecimento. Para 62,1% dos que estão acompanhando ou ouviram falar do caso, ele foi negativo para o governo e prejudica a reeleição do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
A pesquisa mostra uma pequena redução da percepção de corrupção no governo. Na pesquisa de abril, 50,5% dos entrevistados disseram que a corrupção aumentou no governo Lula, contra 51,8% na pesquisa de novembro. Outros 34,3% disseram que a corrupção ficou como sempre esteve, contra 36,8% que pensavam assim em novembro. Para 10%, a corrução diminuiu, contra 7,4% na pesquisa de novembro.
A maioria dos entrevistados - 62,8% - não está contente com a atuação as CPIs, contra 20,1% que disseram estar satisfeitos. Segundo a pesquisa, 60,3% disseram ter tomado conhecimento da dança da deputada Ângela Guadagnin (PT-SP) no plenário da Câmara após a absolvição do colega João Magno (PT-MG). Outros 36,4% não tiveram conhecimento do episódio. Dos que tiveram conhecimento, 61,3% acham que a deputada deveria ser punida.
Bolsonaro e mais 36 indiciados por suposto golpe de Estado: quais são os próximos passos do caso
Bolsonaro e aliados criticam indiciamento pela PF; esquerda pede punição por “ataques à democracia”
A gestão pública, um pouco menos engessada
Projeto petista para criminalizar “fake news” é similar à Lei de Imprensa da ditadura