• Carregando...
Renan Calheiros (PMDB-AL), presidente do Senado Federal | Alan Marques/Folhapress
Renan Calheiros (PMDB-AL), presidente do Senado Federal| Foto: Alan Marques/Folhapress
  • Alvaro Dias (PSDB-PR), senador

Representantes da OAB e do Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral (MCEE) pediram ontem ao presidente do Senado Federal, Renan Calheiros (PMDB-AL, foto), a aprovação de proposta que acaba com o financiamento privado das campanhas eleitorais. O presidente do MCEE, Marlon Reis, afirmou que o atual modelo permite que as empresas sejam "retribuídas" pelos candidatos eleitos, o que abre caminho para desvios no governo. Renan teria prometido dar "celeridade" à discussão da proposta – que está na pauta da Câmara dos Deputados. A OAB lançou ontem o manifesto "Eleições limpas: contra o financiamento privado e em defesa do financiamento democrático de campanhas". O documento exclui as doações de pessoas jurídicas do processo eleitoral e tem o apoio de mais de 40 entidades.

Vai para onde?

O partido Solidariedade deve ser presidido no Paraná por Flávia Francischini, mulher do deputado federal Fernando Francischini (PEN). Nacionalmente, quem articula a criação do novo partido é o sindicalista Paulinho da Força (PDT). Ontem, Francischini esteve na Assembleia Legislativa e disse não descartar a ida para o Solidariedade. O deputado ainda estuda a possibilidade de assumir a presidência do PSDB de Curitiba.

Raupp em Curitiba

O senador e presidente nacional em exercício do PMDB, Valdir Raupp, chegou ontem a Curitiba e foi recebido com um jantar na casa do deputado estadual Caíto Quintana. O encontro reuniu a bancada peemedebista da Assembleia Legislativa. Um dos assuntos comentados durante o jantar foi a eleição de 2014. Hoje pela manhã, Raupp e os deputados terão um novo encontro: desta vez na sede do partido em Curitiba. Raupp vai falar aos prefeitos do PMDB no estado sobre os programas do governo federal aos quais os municípios podem ter acesso.

Sob nova direção

O jornalista Flávio Costa é o novo diretor-presidente da rádio e TV Educativa (E-Paraná). Costa estava na gerência de Comunicação da Sanepar e também trabalhou na comunicação da prefeitura na gestão de Beto Richa (PSDB). Antes, teve passagens pelo Jornal do Estado e pela sucursal da revista Exame. Ele substitui Paulo Vítola, que deixou a presidência da entidade na semana passada, alegando motivos pessoais.

Fundindo

A cúpula do PPS convocou os membros do diretório nacional da legenda para discutirem no próximo sábado uma possível fusão com o PMN. O encontro tem como objetivo organizar o partido com vistas para a eleição de 2014. O PPS estava em negociação avançada com o PSB, mas parece que não houve um entendimento. Deste encontro no sábado, o diretório vai elaborar um documento convocando extraordinariamente um Congresso Nacional, quando pode ser oficializada a fusão com o PMN.

Pinga-fogo

"Somente bandidos e quadrilheiros podem defender essa PEC, porque têm medo da independência de promotores e procuradores. Vamos fazer o possível para que a proposta seja rejeitada."

Alvaro Dias (PSDB-PR, foto 2), senador, que ontem se comprometeu a trabalhar contra a aprovação da PEC 37, que restringe os poderes de investigação do Ministério Público.

Colaboraram: Euclides Lucas Garcia e Guilherme Voitch.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]