Veja o como será feito o recadastramento da Previdência Social.
QuemSomente os que receberam a convocação devem ir aos bancos a partir de hoje. No aviso, feito pela rede bancária, constam horário que o segurado deve ir à agência e documentos necessários para atualização de dados. Quem não puder comparecer por dificuldade de locomoção vai poder mandar um representante legal.
OndeTodo o processo de atualização de dados será feito na rede bancária em que o segurado recebe o benefício. Em alguns casos, somente na agência em que o benefício é pago. O segurado não deve procurar agências do INSS.
QuandoO censo tem duas etapas previstas:
Na primeira, que começa hoje e vai até março, 2,5 milhões de segurados foram convocados em todo o país, 180 mil no Paraná. Na segunda, de março de 2006 até fevereiro de 2007, 13,1 milhões serão convocados no país.
DocumentosPara a atualização de dados, o segurado deve levar CPF e documento de identidade com foto.
ConvocaçãoUma primeira convocação foi feita por meio de aviso na tela de auto-atendimento ou no extrato em papel durante o mês de outubro. Mais dois avisos serão emitidos em novembro e dezembro. Se o segurado não comparecer ao banco depois dos três avisos, receberá uma carta com aviso de recebimento (AR), a partir de dezembro. Se mesmo assim não comparecer ao banco, será convocado por edital em janeiro. A partir de janeiro, o recadrastamento ainda pode ser feito, mas só nas agências do INSS.
Suspensão do benefícioOs convocados que não atualizarem os dados depois dos cinco avisos terão os benefícios cortados a partir de março. Neste caso a regularização deve ser feita na agência do INSS em que está cadastrado. O beneficiário volta a receber, inclusive atrasados.
Bolsonaro e aliados criticam indiciamento pela PF; esquerda pede punição por “ataques à democracia”
Quem são os indiciados pela Polícia Federal por tentativa de golpe de Estado
Bolsonaro indiciado, a Operação Contragolpe e o debate da anistia; ouça o podcast
Seis problemas jurídicos da operação “Contragolpe”