Cerca de 180 mil eleitores de Curitiba não poderão votar nas eleições municipais, que acontecem em outubro. Eles têm pendências com o título eleitoral e não poderão regularizar a situação antes do pleito, pois o prazo para o cadastramento eleitoral terminou nesta quinta-feira (10). De acordo com a assessoria do Tribunal Regional Eleitoral (TRE), a estimativa está dentro dos padrões históricos da capital, que tem a média de 200 mil títulos com pendências.
Aproximadamente 30 mil pessoas foram atendidas pelo TRE desde o fim do prazo para o recadastramento biométrico e regularizaram a situação. Assim, cerca de 1,2 milhão de eleitores estão aptos a participar da votação.
O eleitor com pendências não poderá votar neste ano e por consequência, ficará impedido de solicitar o certificado de quitação eleitoral. O documento é imprescindível para a retirada do passaporte, pedir empréstimos em bancos públicos e para ocupar cargos públicos.
O TRE abrirá novamente o cadastro eleitoral em novembro, e, a partir desta data, todas as pendências poderão ser regularizadas.
A festa da direita brasileira com a vitória de Trump: o que esperar a partir do resultado nos EUA
Trump volta à Casa Branca
Com Musk na “eficiência governamental”: os nomes que devem compor o novo secretariado de Trump
“Media Matters”: a última tentativa de censura contra conservadores antes da vitória de Trump
Deixe sua opinião