Roberto Requião é Luiz Inácio Lula da Silva. Esta é a certeza de Jorge Samek, diretor-presidente de Itaipu Binacional. "Os dois se elegeram juntos, em 2002, tiveram movimentos unidos depois e, de cada dez eleitores do Requião, sete são Lula. Não duvido que o Requião vai declarar apoio ao Lula se o TRE derrubar a coligação com o PSDB".
Secretariado O candidato a governador do PRP, Jorge Luiz Martins, defende que os secretários de estado sejam escolhidos de acordo com a formação e com o currículo e fiquem no cargo o tempo proporcional ao momento em que se necessite de determinada ação. "Na Secretaria de Comunicação, por exemplo, o jornalista responsável pelo jornalismo do governo deve ser indicado pela categoria, dentre alguns nomes. Da mesma forma, o secretário de Saúde", sugere.
Diferente Tem candidato que está inovando na propaganda para chamar a atenção do eleitor. O deputado estadual Reni Pereira (PSB), que disputa a reeleição, foi o primeiro a largar a campanha na rua ontem na região oeste. Em vez de banners só com a foto, espalhou faixas nos semáforos e locais movimentados com os projetos e leis de sua autoria que estão em vigor. Primeiro quer prestar contas do mandato, para depois pedir o voto.
Largada Em Curitiba, o vereador Fábio Camargo (PFL) é o um dos únicos candidatos a deputado estadual que colocou a propaganda na rua. Encheu as ruas de cartazes e inaugura amanhã um comitê no Centro Cívico para atender prefeitos e lideranças do interior. Na terça, abre um comitê feminino e na quarta, mais um no Sítio Cercado. O candidato a governador da coligação PPS-PFL, Rubens Bueno, confirmou presença. Opção Os pedetistas estão confiantes de que o lançamento oficial da campanha do senador Osmar Dias (PDT), na terça-feira, em Foz do Iguaçu, vai ser o ponta-pé inicial para apresentar a candidatura ao Paraná. "A população vai sentir que pode ter um governador com propostas viáveis e sem demagogia", disse o líder do PDT na Assembléia, Luiz Carlos Martins.
Dúvida Sem material gráfico para iniciar a campanha a deputado estadual, o vereador Rui Hara pretende consultar o TRE sobre a possibilidade de imprimir folders e santinhos com o mote: "PSDB Independente".
Avanços O governador Roberto Requião disse que o Paraná avançou com o apoio do PSDB de Hermas Brandão e do PT, que "foi dispensado com uma ruptura sem propósito". "E nossa recusa a coligações compradas é reconhecida pela população", afirmou, insinuando que partidos pediram dinheiro em troca de apoio.
Arma O deputado estadual Vanderlei Iensen (PMDB) acredita que o balanço das obras do governador Roberto Requião (PMDB) será o instrumento mais poderoso na campanha eleitoral. "Dos investimentos de R$ 1,2 bilhão na recuperação de cinco mil quilômetros de rodovias estaduais, ainda sobrará muito para os programas de saúde e de educação", disse. "É muita obra e não tem eleitor que não se convença", disse ele, que comandarpa o comitê evangélico pró-Requião.
Erro O veto do presidente Luiz Inácio Lula da Silva ao reajuste de 16,67% para aposentados deixou a oposição indignada. O deputado federal Cezar Silvestri (PPS) não aceita o argumento de que o aumento é eleitoreiro. "Eleitoreira é a proposta do governo de aumentar os salários do funcionalismo público às vésperas da eleição depois de três anos e meio".
Senado A candidata ao Senado Gelise Hoffman (PT) está comemorando o apoio que vem recebendo informalmente do governador Roberto Requião (PMDB). É que, oficialmente, o candidato a senador do peemedebista deveria ser Álvaro Dias (PSDB), devido à coligação. Mas como os dois são inimigos, Requião votará em Gleise.
***
Pinga-fogo
* A vereadora Dona Lourdes (PSDB) disse que está bem longe da ala requianista do partido.
* Está "firme" com Osmar Dias (PDT) e não quer saber de aliança com o PMDB.
* O vereador Ney Leprevost (PP) faz jantar de lançamento oficial de sua candidatura a deputado estadual na terça-feira, no restaurante Madalosso.
* O tradicional restaurante de Santa Felicidade é reduto dos principais eventos da campanha eleitoral e abriu a temporada reforçando a equipe de garçons.
* Jorge Luiz Martins, candidato a governador pelo PRP, não vê a hora de o presidenciável Geraldo Alckmin (PSDB) vir ao Paraná. Ele apóia Alckmin por sua trajetória tanto como político quanto cidadão.
* Os vereadores tucanos de Curitiba estão elaborando metas de filiação para os próximos três meses. Eles querem atrair três mil novos filiados.
Ação da AGU contra Brasil Paralelo inaugura nova rota de perseguição à imprensa
Moraes manda PGR analisar pedido de prisão preventiva de Bolsonaro
Trump promete tarifaço nesta quarta: veja o que já está em vigor e o que foi adiado
Senador tenta reverter ativismo do TSE que transformou críticas ao sistema eleitoral em crime