Carlinhos Cachoeira, contraventor| Foto: André Borges/Folhapress
Henrique Alves, presidente da Câmara Federal

O contraventor Carlos Augusto de Almeida Ramos, o Carlinhos Cachoeira (foto), usou sua coluna semanal no jornal goiano Diário da Manhã, publicada ontem, para criticar o tratamento dispensado pelo governo de Goiás à sua mulher, Andressa Mendonça. Segundo nota divulgada pela assessoria do Executivo, ela não teria sido convidada para uma festa à qual compareceu no Palácio das Esmeraldas. Cachoeira ameaçou falar abertamente sobre os problemas do governo. "Se quiserem saber onde estão os maiores problemas e as principais sangrias dentro desse governo é só encarar a briga que estou pronto para o embate. Em bom brasileirês (sic) falo com a cabeça erguida e com o peito arfante: cai pra dentro quem quiser que eu sustento o desafio. Escolham as armas."

CARREGANDO :)

Crise 1

Em meio às novas ameaças de retaliações de aliados no Congresso, o líder do governo na Câmara, Arlindo Chinaglia (PT-SP), fez uma intervenção na sessão de ontem para minimizar o cenário de crise. "Essa história de imaginar que há crise na base e enfrentamento da base com a presidente Dilma Rousseff, eu diria: devagar com andor. Isso não corresponde aos fatos", afirmou.

Publicidade

Crise 2

Desde a votação da MP dos Portos, a presidente vem colecionando más notícias na articulação política. O desgaste ganhou força na semana passada, quando ela anunciou vetos na medida provisória, derrubando medidas defendidas pelo PMDB. Em retaliação, partidos aliados planejam retomar a votação de vetos presidenciais. O governo teme ser prejudicado, já que há questões com impactos financeiros.

De olho

Expulsa pelo PT depois de ter simulado o próprio sequestro, a vereadora Ana Maria de Holleben, de Ponta Grossa, já é sondada por outros partidos. O presidente do PSC ponta-grossense, Marcos Zampieri, divulgou uma nota na qual diz estar "de portas abertas" para receber a parlamentar. "O partido sabe dos serviços relevantes prestados pela vereadora em 20 anos de fidelidade ao PT", afirma.

Direito ao gás

Publicidade

O plenário da Câmara Federal aprovou ontem a Medida Provisória n.° 609/2013, que reduz a zero as alíquotas de PIS e Cofins incidentes sobre os produtos da cesta básica. A medida, que beneficia principalmente as famílias de baixa renda, teve incluída em seu texto uma emenda da deputada federal Rosane Ferreira (PV-PR), que inclui o gás de cozinha entre os produtos que serão desonerados.

Voto secreto

O presidente da Câmara, Henrique Alves (PMDB-RN), disse ontem que está se "criando um consenso" para que a Casa coloque em votação uma proposta de emenda à Constituição que acaba com o voto secreto na análise de cassações de mandatos de deputados e senadores. Há resistências de líderes para que seja analisada uma proposta que institui o voto aberto no Congresso. Nos bastidores, parlamentares admitem que temem sofrer retaliações em caso de voto pela derrubada de veto presidencial ou se uma indicação do Executivo para ocupação de cargos for barrada.

Pinga-fogo

"Esse abacaxi quem tem de descascar é ele."

Publicidade

Henrique Alves (PMDB-RN), presidente da Câmara Federal, delegando ao presidente do Congresso, Renan Calheiros (PMDB-AL), a tarefa de encaminhar os mais de 3 mil vetos presidenciais que aguardam análise.

Colaborou: Guilherme Voitch.