O senador Osmar Dias (PDT) reúne-se nos próximos dias com o presidente do PP no Paraná, deputado federal Dilceu Sperafico, para tratar da composição da chapa para as eleições majoritárias e proporcionais de 2006. Osmar conversou na semana passada com o presidente do PSDB, Valdir Rossoni. "Sempre deixei claro que faço política respeitando as idéias de cada um", justifica.
Agenda Osmar Dias afirma que "as reuniões com os partidos que desejarem participar do nosso projeto de governo vão acontecer sem nenhum açodamento, porque temos tempo suficiente para firmarmos uma agenda de trabalho que inclua a todos. Assim como conversei com o PSDB e conversarei com o PP, pretendo manter contatos com o PFL, o PSB e todos que estejam interessados em dialogar para a formulação de um novo projeto administrativo e político para o Paraná", disse.
Dentro O PFL também está marcando presença nas negociações sobre a aliança com o PSDB e PDT. Segundo o líder do partido na Assembléia, Plauto Miró Guimarães, o PFL está conversando para participar da chapa majoritária. "O tripé dessa aliança de oposição é formado pelos três partidos", afirma.
Menos impostos 1 O projeto que reduz de 5% para 2% a alíquota máxima de ISS para o transporte municipal foi aprovado ontem pela Comissão de Finanças da Câmara Federal. O autor da proposta, deputado Gustavo Fruet (PSDB), lembra que a proposição faz parte de um conjunto de matérias com o objetivo de reduzir as tarifas de ônibus urbanos.
Menos impostos 2 O projeto teve parecer favorável de outro deputado tucano, Luiz Carlos Hauly (PSDB-PR). Agora, a proposta segue para a Comissão de Constituição e Justiça. Fruet lembra que um estudo da Associação Nacional de Transportes Públicos e do Ministério das Cidades mostra que 35% da população desloca-se a pé por não ter condições financeiras de pagar passagens.
Nivelado O líder do PSDB, Ademar Traiano, avalia que o desempenho eleitoral dos irmãos senadores Alvaro e Osmar Dias está equilibrado. Alvaro, segundo ele, é uma grande liderança e está vivendo um bom momento no cenário nacional. Já Osmar, compara, estaria liderando as pesquisas para o governo do estado em várias regiões, inclusive no Sudoeste, base do deputado. "São dois grande nomes que temos a sorte de termos do nosso lado", afirmou.
Esperado O presidente nacional do PPS, deputado Roberto Freire, estará amanhã em Curitiba para filiar o vereador Manassés Oliveira, às 11 h, na sede do partido. Em Guarapuava, Freire dá palestra na Unicentro e cumpre agenda política. "O Freire é o nosso candidato à presidência da República e tenho certeza que todos os integrantes do PPS têm interesse em saber o que ele tem a dizer sobre a atual conjuntura econômica e as propostas do partido", disse o único deputado federal do PPS do Paraná, César Silvestri.
Campanha 1 O presidente da Assembléia Legislativa, Hermas Brandão (PSDB), diz que está firme no propósito de disputar a vaga do partido ao Senado. Disse que vai iniciar a divulgação do trabalho realizado nos seis mandatos como deputado estadual, a atuação como secretário de Estado da Agricultura e as leis aprovadas. "Apesar de presidente da Casa, sou desconhecido da maioria. Vou colocar meus serviços à disposição do eleitorado", adiantou.
Campanha 2 Se a candidatura ao Senado não vingar, Hermas Brandão garante que "vai pra casa". Concorrer à reeleição está definitivamente descartado. "Vou ajudar na campanha majoritária e só. Não tenho interesse em cargos no governo", afirmou. Trinta anos de vida pública, segundo ele, já é o suficiente.
Na majoritária O presidente do PFL de Curitiba, vereador Fábio Camargo, está negociando sua ida para o PTB. Mesmo sendo um dirigente pefelista, Camargo pretende disputar as eleições majoritárias, e pelo PTB tem a chance de ser o candidato ao governo do estado.
Participação O prefeito em exercício de Curitiba, Luciano Ducci (PSDB), espera uma boa participação popular na audiência pública para debater o Plano Plurianual de 2006 a 2009. A reunião será na próxima segunda-feira, na Câmara de Vereadores. "O desenho do plano foi feito com base no que a população vem apontando como prioridade e foi incluído no Plano de Governo do prefeito Beto Richa. Agora a comunidade deve participar dos ajustes finais", diz.
Pinga-fogo
* O deputado federal Ricardo Barros (PP) estará hoje com o ministro dos transportes, Alfredo Nascimento.
* O assunto principal do encontro será o Porto de Paranaguá.
* Assim que o prefeito Beto Richa retornar de sua viagem ao Japão vai encontrar um requerimento da vereadora Nely Almeida (PSDB).
* A vereadora está solicitando a revitalização da Rua André de Barros. "A via tem muitos buracos. Uma das principais ruas da cidade, a André de Barros merece mais cuidados", explica Nely.
* Vereadores e integrantes da Frente Paraná Sem Armas estão reclamando da falta de recursos para a campanha contra a comercialização da venda de armamentos.
* Eles afirmam que a Frente Viva Brasil, que trabalha pelo não no referendo de 23 de outubro, encontra vantagens em termos financeiros, pois estaria sendo bancada pelas indústrias de armamentos.
* Em resposta à consulta do deputado federal Durval Orlato (PT-SP), o TSE esclareceu que para disputar as eleições de 2006, o candidato terá que estar filiado ao partido político há pelo menos um ano antes da data fixada, portanto, 30 de setembro.
* O ministro Humberto Gomes de Barros informou também que na hipótese de cassação do registro de um partido político após o dia 30, o candidato filiado à legenda cassada ficaria impossibilitado de concorrer.
Vai piorar antes de melhorar: reforma complica sistema de impostos nos primeiros anos
“Estarrecedor”, afirma ONG anticorrupção sobre Gilmar Mendes em entrega de rodovia
Ação sobre documentos falsos dados a indígenas é engavetada e suspeitos invadem terras
Nova York e outros estados virando território canadense? Propostas de secessão expõem divisão nos EUA
Deixe sua opinião