O ministro das Relações Institucionais, Alexandre Padilha (foto), disse ontem que o governo vai fazer novos cortes na verba destinada às emendas parlamentares se o Congresso voltar a aprovar reajustes como o de 7,72% aos aposentados que não tenham previsão no orçamento. De acordo com o ministro, o corte das emendas é o instrumento que o governo encontrou para manter o equilíbrio fiscal do governo diante da onda de bondades dos parlamentares, que estão sensíveis a demandas por aumentos salariais devido às eleições deste ano. "Lógico que sim [vai haver novos cortes]. Não vamos permitir que qualquer clima eleitoral venha a gerar desequilíbrio orçamentário ou fiscal no país.
Conversa afiada
O vereador João Cláudio Derosso (foto), presidente da Câmara de Curitiba há 12 anos, desistiu de disputar uma vaga de deputado estadual a pedido de Beto Richa e Valdir Rossoni. Veja a entrevista:
Por que o senhor desistiu da eleição?
O PSDB está montando um chapão e faltou vaga para os candidatos. Numa conversa que tive com o Valdir Rossoni e com o Beto Richa decidi abrir mão.
Dois anos atrás, na última eleição para vereador, o senhor havia dito que estava passando da hora de ir para a Assembleia.
Mas eu li na História que quando dom Pedro I ia embora e o povo pediu para ele ficar ele ficou.
Na Câmara o senhor tem influência e na Assembleia seria mais um. Isso pesou?
Na Assembleia seria um novo aprendizado, com toda a certeza. Mas com o tempo que tenho aqui na Câmara, iria rapidamente aprendendo.
E qual vai ser o seu papel na eleição deste ano?
Coordenador dos vereadores de Curitiba.
Quantos vereadores vão com Beto Richa?
A base do prefeito são 32 vereadores. Mesmo se o Osmar Dias for candidato, são 29. Dá para fazer um bom trabalho.Boataria
Corre a lenda que o ex-deputado federal Amaral Netto (RJ), já falecido, adorava criar boatos. Netto, que era jornalista, contava uma história para um colega no plenário da Câmara e corria para o local no qual era servido o café aos parlamentares para ver como a mentira chegava aos seus ouvidos. A prática ainda é comum e alimenta o mundo político. E em terras paranaenses não é diferente. Durante a convenção do PSDB que oficializou o nome de Beto Richa, sábado, em Pinhais, um auxiliar com alto posto na campanha tucana circulava entre os jornalistas que cobriam o encontro divulgando que um determinado candidato cobrava uma ajuda financeira para acertar sua situação. Nome e valores não foram revelados. Verdade ou boato, a história foi disseminada.
Aumento para o MP
Em meio à crise institucional entre o Ministério Público Estadual (MP) e a Assembleia Legislativa, os deputados aprovaram ontem, em primeira discussão, reajuste de 5,16% na remuneração dos funcionários do MP. A medida, que se estende às gratificações, vale para servidores ativos e inativos, aposentados e pensionistas e também para comissionados. De acordo com o projeto, cuja lei é retroativa a 1.º de maio, o aumento salarial será coberto pelo orçamento do próprio MP.
Pinga-fogo
"Fiz 20 mil quilômetros de estradas e eles [tucanos] fizeram 240 praças de pedágios nas estradas que eu construí."
Paulo Maluf, deputado federal (PP-SP) descartando aliança nacional com o PSDB. O PP decidiu liberar os diretórios estaduais para fecharem acordos regionais.
Escalada de crises do governo Lula desengaveta a pauta do semipresidencialismo
Como o acordo MEC-USAID, feito durante a ditadura militar, impactou a educação brasileira
Malafaia diz ser contra impeachment de Lula e que manifestações devem focar em anistia
Governo Lula revê medida que prejudicaria 4 mil médicos contratados na gestão Bolsonaro