Os principais líderes do PT ficaram revoltados nesta sexta-feira à noite com as declarações do presidente do PFL, senador Jorge Bornhausen (SC), de que o lado bom da crise política é que Lula não se reelegerá o país ficará "livre dessa raça por pelo menos uns 30 anos".
O deputado Arlindo Chinaglia (PT-SP), lider do governo na Câmara, rebateu o presidente do PFL.
- Ele fez uma fala raivosa, que traduz seu desejo político. O seu partido, o PFL, está longe de ser modelo de ética. Ele representa as oligarquias que sempre dominaram o Brasil. Vejo com uma ponta de inveja a sua fala, porque no poder o seu partido não conseguiu implantar os programas sociais implantados pelo governo Lula e a geração de emprego que estamos fazendo - disse Chinaglia.
O presidente nacional do PT, Tarso Genro, criticou o senador Bornhausen por sua declaração contra Lula em palestra no Ciesp.
- O pronunciamento do senador Bornhausen é a sintesa do pensamento que a direita tem e mantem e representa o que é mais atrasado no país - disse Tarso Genro nesta sexta à noite, ao chegar para o ato do PT na defesa do governo Lula.