Christiane Yared (PTN), a deputada federal mais votada no Paraná na última eleição, vai lutar pelo trânsito. A luta dela por mais segurança e a notoriedade são decorrência de uma tragédia. Em 2009, ela perdeu o filho Gilmar em um acidente de trânsito que envolveu o ex-deputado Luís Fernando Ribas Carli Filho. A dor da perda motivou Christiane a organizar o Instituto Paz no Trânsito para atuar na causa.
"A gente teve contato com outros familiares de vítimas do trânsito e percebeu que a luta precisava ir além, porque não há punição para os infratores. Que precisávamos ter alguém que levantasse a bandeira da segurança no trânsito", explica. A candidatura nasceu dessa necessidade e a partir de fevereiro, a atuação já tem destino certo.
Christiane enumera o que pretende fazer: quer trazer uma unidade do hospital de reabilitação Sarah Kubistschek para São José dos Pinhais. "É um hospital especializado em traumas, algo que ainda não temos no Sul do país. Vai agregar para o estado e, por causa da proximidade com o aeroporto, facilitar o acesso de pacientes também de outros estados", conta.
Além disso, ela pretende atuar para que, em todas as cidades do país, sejam criados núcleos de apoio às famílias que sofrem acidentes de trânsito e aos infratores. "Isso não é impossível", defende.