O engenheiro Leopoldo Campos, diretor técnico do Porto de Paranaguá, está sendo intimado a devolver R$ 11.276,74, que teriam sido recebidos indevidamente do DER. A retaliação é uma resposta às denúncias feitas por Campos de supostas irregularidades nos Portos de Paranaguá e Antonina, administrado pelo psicanista Eduardo Requião (PMDB), irmão do governador.
Acúmulo O engenheiro assinou documento quando tomou posse na diretoria do Porto, em julho, declarando não receber salários de outra fonte, mas um documento que começou a circular ontem assinado por diretores do departamento de pessoal do DER, mostra que Leopoldo Campos estaria acumulando cargos no governo e dois salários. O engenheiro estaria recebendo do DER, seu órgão de origem, além de mais R$ 15 mil mensais como diretor do Porto de Paranaguá.
Contra Lula A 4.ª Turma do Tribunal Regional Federal (TRF) da 4.ª Região decidiu que a 5.ª Vara Federal de Curitiba será responsável por julgar a ação popular movida contra o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, por suposta ilegalidade em campanha publicitária sobre as reformas da Previdência e tributária veiculada em 2003.
Nó A campanha "Vamos desatar esse nó. Nós vamos mudar este País", veiculada na mídia por seis dias, segundo a ação, Lula teria afrontado os direitos constitucionais da moralidade administrativa e da eficiência, tendo causado um dano direto ao patrimônio público, pois o objetivo da peça publicitária seria "convencer a população e a sociedade a ter a mesma opinião do governo".
Julgamento A ação popular foi movida pelo funcionário público de Brasília Ezequiel Sousa do Nascimento, que à época era presidente do Sindicato dos Servidores do Poder Legislativo Federal e do Tribunal de Contas da União. A União recorreu pedindo que a ação fosse julgada pela Justiça Federal do Distrito Federal, mas o Superior Tribunal de Justiça (STJ) já determinou que todas as ações populares referentes à mesma questão deverão ser julgadas pela 5.ª Vara Federal de Curitiba.
Maringá O ministro das Cidades, Márcio Fortes, e o presidente nacional do PP, senador Francisco Dornelles, vão participar hoje do Encontro Estadual do Partido, que ocorre a partir das 9 horas no CTG de Maringá. O encontro servirá para discutir a participação do partido nas próximas eleições. Durante o encontro, devem ser anunciadas novas filiações de prefeitos no PP.
Expulsão O vice-presidente da Comissão Nacional de Ética do PDT, Valmor Stédile, informou que o presidente do partido, o ministro do Trabalho, Carlos Lupi, não formalizou qualquer iniciativa contra o deputado federal Barbosa Neto, do Paraná, por ele ter contrariado a orientação da cúpula que pedia apoio à prorrogação da CPMF na Câmara dos Deputados.
Improvável "É pouco provável que prospere expulsão de parlamentar que tenha se manifestado contra a prorrogação da CPMF, pois o órgão julgador num caso desses seria o Diretório Nacional, que não foi ouvido pela direção partidária quando esta decidiu fechar questão em defesa do imposto", explicou Stédile.
Prestigiados A dupla sertaneja Willian e Renan, que está sendo acusada de usar seu programa na TV Educativa para fazer tráfico de influência com prefeitos do interior, vai abrir hoje, com um show, o encontro dos peemedebistas dos 26 municípios da região metropolitana de Curitiba. No encontro, serão discutidas estratégias para as eleições de 2008.
* * * * *
"(Os anúncios de sexo) emperram, massacram e punem indevidamente dos mais humildes aos mais altos cidadãos."
Antônio Anibelli (PMDB), deputado estadual, justificando de forma meio confusa porque apresentou um projeto de lei para proibir a publicação na imprensa do Paraná de anúncios que induzem à prática do sexo.
* * * * *
Pinga-Fogo
A Paranaprevidência começou nesta semana a chamar os candidatos aprovados num concurso público realizado em 2002 para cargos de nível médio e superior.
*** Serão preenchidas, numa primeira etapa, 88 vagas. Dentre os primeiros cargos a serem ocupados estão o de advogados, afirma o diretor-jurídico da Paranaprevidência, Francisco Alpendre.
*** A convocação está sendo feita por meio de edital a ser publicado no Diário Oficial do Paraná e divulgado no site da instituição (www.paranaprevidencia.pr.gov.br), bem como por telegrama enviado ao endereço do candidato aprovado.
*** Três novos desembargadores tomaram posse no Tribunal de Justiça do Paraná, na quinta-feira: Rui Muggiati, Lídia Matiko Maejima e Laertes Ferreira Gomes. Eles substituem os desembargadores Luiz César de Oliveira, Antônio Domingos Ramina e Munir Karam, que se aposentaram.
Deixe sua opinião