Quinze pessoas já morreram e nove ficaram feridas em decorrência das chuvas que desde dezembro atingem o estado de São Paulo. O balanço é da Coordenadoria Estadual da Defesa Civil, que implantou a Operação Verão no ano passado. No ano passado, 38 pessoas morreram em conseqüência das tempestades no período entre dezembro e março.
Segundo o balanço da Defesa Civil, 107 municípios foram atingidos pela chuva até agora e 314 pessoas estão desabrigadas atualmente. Desde o início da operação, 632 pessoas tiveram que sair de suas casas por causa de inundações ou risco de desabamento. Decretaram estado de emergência 46 municípios e a cidade de Tapiratiba decretou estado de calamidade pública.
Até agora, foram, distribuídas 1.225 cestas-básicas, 939 cobertores e 1.559 colchões. Foram usados29 rolos de lona plástica com 600 metros quadrados para evitar deslizamentos de encostas. também foram distribuídas roupas a pessoas que perderam tudo na enchente.
O caso mais recente caso de morte por causa da chuva foi o de uma menina atingida por um raio na cidade de Santa Branca, Vale do Paraíba, na segunda-feira. A descarga elétrica atingiu a menina e um homem que estavam em uma chácara localizada na Estrada da Barragem. De acordo com o 41º Batalhão da Polícia Militar, a menina morreu quando foi atingida pela descarga elétrica e o homem sofreu ferimentos, sendo levado ao Hospital de Santa Casa, onde foi medicado e liberado.
Nesta terça-feira, uma tempestade de granizo atingiu a cidade de Sorocaba, provocando destelhamento residências, queda de árvores e transbordamento de córrego. De acordo com a Defesa Civil do município, 41 residências, localizadas nos bairros Jardim Gutierez, Jardim Piratininga, Jardim Caputerá, Jardim Moncaio e Jardim Gonçalves, tiveram danos. Na Vila Hortência ocorreu o transbordamento de um córrego atingido a Rua Fernão Sales e oito pessoas foram alojadas na casa de parentes. Houve também o registro de danos em veículos e queda de árvores sobre vias públicas. Não há registro de vítimas.
Em São José do Rio Preto rajadas de vento e uma tempestade destelharam casas e provocaram queda de árvores sobre vias públicas, veículos, muros, rede elétrica e residências. Na Rua Gabriel Oliveira Sumarita, 644, bairro João Paulo II, uma árvore destruiu parcialmente uma casa provocando ferimentos leves em dois moradores que foram levados ao Pronto Socorro do Jaguaré.
Deixe sua opinião