Quinze pessoas já morreram e nove ficaram feridas em decorrência das chuvas que desde dezembro atingem o estado de São Paulo. O balanço é da Coordenadoria Estadual da Defesa Civil, que implantou a Operação Verão no ano passado. No ano passado, 38 pessoas morreram em conseqüência das tempestades no período entre dezembro e março.
Segundo o balanço da Defesa Civil, 107 municípios foram atingidos pela chuva até agora e 314 pessoas estão desabrigadas atualmente. Desde o início da operação, 632 pessoas tiveram que sair de suas casas por causa de inundações ou risco de desabamento. Decretaram estado de emergência 46 municípios e a cidade de Tapiratiba decretou estado de calamidade pública.
Até agora, foram, distribuídas 1.225 cestas-básicas, 939 cobertores e 1.559 colchões. Foram usados29 rolos de lona plástica com 600 metros quadrados para evitar deslizamentos de encostas. também foram distribuídas roupas a pessoas que perderam tudo na enchente.
O caso mais recente caso de morte por causa da chuva foi o de uma menina atingida por um raio na cidade de Santa Branca, Vale do Paraíba, na segunda-feira. A descarga elétrica atingiu a menina e um homem que estavam em uma chácara localizada na Estrada da Barragem. De acordo com o 41º Batalhão da Polícia Militar, a menina morreu quando foi atingida pela descarga elétrica e o homem sofreu ferimentos, sendo levado ao Hospital de Santa Casa, onde foi medicado e liberado.
Nesta terça-feira, uma tempestade de granizo atingiu a cidade de Sorocaba, provocando destelhamento residências, queda de árvores e transbordamento de córrego. De acordo com a Defesa Civil do município, 41 residências, localizadas nos bairros Jardim Gutierez, Jardim Piratininga, Jardim Caputerá, Jardim Moncaio e Jardim Gonçalves, tiveram danos. Na Vila Hortência ocorreu o transbordamento de um córrego atingido a Rua Fernão Sales e oito pessoas foram alojadas na casa de parentes. Houve também o registro de danos em veículos e queda de árvores sobre vias públicas. Não há registro de vítimas.
Em São José do Rio Preto rajadas de vento e uma tempestade destelharam casas e provocaram queda de árvores sobre vias públicas, veículos, muros, rede elétrica e residências. Na Rua Gabriel Oliveira Sumarita, 644, bairro João Paulo II, uma árvore destruiu parcialmente uma casa provocando ferimentos leves em dois moradores que foram levados ao Pronto Socorro do Jaguaré.
Bolsonaro e mais 36 indiciados por suposto golpe de Estado: quais são os próximos passos do caso
Bolsonaro e aliados criticam indiciamento pela PF; esquerda pede punição por “ataques à democracia”
A gestão pública, um pouco menos engessada
Projeto petista para criminalizar “fake news” é similar à Lei de Imprensa da ditadura