O ministro do STF José Antônio Dias Toffoli solicitou informações à juíza Ângela Ramina, da 9.ª Vara Criminal de Curitiba, sobre o andamento das ações penais contra o ex-diretor da Assembleia Legislativa do Paraná Abib Miguel, o Bibinho preso acusado de desviar mais de R$ 100 milhões do Legislativo. Toffoli, em resposta a um habeas corpus solicitado pela defesa de Bibinho, determinou ainda que a juíza informe a situação prisional do ex-diretor levando em consideração o estado de saúde dele. Após a resposta, o ministro vai decidir sobre o pedido de soltura de Bibinho. Na decisão, publicada ontem no site do STF, o ministro reproduz os argumentos apresentados pela defesa para revogar a prisão de Bibinho: réu primário, tem bons antecedentes, residência fixa, "pessoa com mais de 70 anos de idade, tem núcleo familiar bem constituído, é cidadão de bem e estimado por todos com quem convive".
Número
8 mil pessoas devem ser convidadas para a festa de posse do futuro governador Beto Richa (PSDB), no dia 1º de janeiro de 2011. Pela programação da festa de posse, Beto Richa estará às 10h30 na Assembleia do Paraná e às 11 h no Palácio Iguaçu. Logo depois, ele embarca para Brasília para acompanhar a posse, às 14h30, da presidente Dilma Rousseff.
Transferência
O presidente do Tribunal de Justiça, Celso Rotoli de Macedo, afirmou ontem que já está providenciando a transferência de todo o dinheiro do Itaú para o Banco do Brasil. O CNJ ordenou que o dinheiro, oriundo de depósitos judiciais, fique em um banco público. O presidente do TJ diz que pediu um balanço da conta ao Itaú no último dia 3. Agora, espera a resposta para fazer a transferência.
Semiaberto
O Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro informou que o ex-banqueiro Salvatore Alberto Cacciola obteve progressão para o regime semiaberto. Ou seja, ele continuará preso, mas poderá sair para visitar periodicamente sua casa ou trabalhar fora do presídio. Caccila, antes de ser preso, ficou longo período foragido.
Re-re-reeleição
Em uma reunião de bancada, o PSDB decidiu ontem lançar o vereador João Cláudio Derosso à reeleição à presidência da Câmara de Curitiba para o biênio 2011-2012. Se eleito, Derosso irá para seu oitavo mandato seguido no comando do Legislativo municipal. Nos bastidores, comenta-se que Derosso estava disposto a deixar a presidência para ocupar uma secretaria estadual na gestão de Beto Richa. Mas, como quase a totalidade dos vereadores começaram a pleitear cargos na Mesa da Câmara diante do possível vácuo de poder, Derosso teria se tornado a única opção viável para não rachar a base do prefeito Luciano Ducci.
* * * * * *
Pinga-fogo
"Se não for possível votar até o dia 17, eu prefiro deixar para a companheira Dilma indicar."
Lula, sobre a possibilidade de não indicar em seu mandato o substituto de Eros Grau no STF.
Alcolumbre e Motta assumem comando do Congresso com discurso alinhado a antecessores
Hugo Motta defende que emendas recuperam autonomia do Parlamento contra “toma lá, dá cá” do governo
Testamos o viés do DeepSeek e de outras seis IAs com as mesmas perguntas; veja respostas
Cumprir meta fiscal não basta para baixar os juros
Deixe sua opinião