Nas urnas
Maior número de militantes não é garantia de vitória eleitoral
As seis grandes legendas do estado (PMDB, PDT, PSDB, PT, PP e DEM) não comandam as prefeituras das cidades em que têm o maior número de filiados. Em Santa Lúcia, apesar da proeminência peemedebista, o prefeito é do PV. Em Miraselva, reduto tucano, quem venceu a eleição de 2012 foi um candidato do PTB; em Pato Bragado, a prefeitura é do PP e não do DEM; em Uniflor, base do PP, o executivo municipal é comandado pelo PSD; na petista Porto Barreiro, a prefeita é do PSDB; e na pedetista Boa Esperança do Iguaçu, a administração está nas mãos do PMDB.
"Geralmente o alto número de filiados mostra a força e o empenho das lideranças municipais. Da liderança deles surge um grande número de filiados. Isso é bom para o partido, garante palanque e votos para os cargos legislativos, mas não é certeza de vitória", diz o secretário-geral do PSDB no Paraná, deputado Ademar Traiano.
"Às vezes a população sente um desgaste natural do partido majoritário da cidade. Foi o que aconteceu aqui quando perdemos a última eleição", explica Silvano Tortelli, presidente do PMDB em Santa Lúcia.
1.066 pessoas são filiadas ao PMDB em Boa Esperança do Iguaçu, na região Oeste. O número representa 43% dos eleitores da cidade.
As cidades mais "partidárias" do Paraná têm entre 1,8 mil e 5 mil habitantes e estão localizadas em quatro das dez mesorregiões paranaenses: Sudoeste, Oeste, Centro-Sul e Norte.
INFOGRÁFICO: Veja onde está o maior número de filiados de cada legenda
Santa Lúcia e Pato Bragado, no Oeste, são os municípios em que PMDB e DEM possuem, proporcionalmente, o maior número de filiados. PP e PSDB têm suas principais bases em Uniflor e Miraselva, região norte. Boa Esperança do Iguaçu, no Sudoeste, e Porto Barreiro, Centro-Sul, são os principais redutos de PDT e PT, respectivamente.
A reportagem da Gazeta do Povo chegou ao resultado cruzando dois dados fornecidos pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE-PR): o total de eleitores e o número de filiados de cada partido em todos os municípios paranaenses.
O maior predomínio de um partido no Paraná é verificado em Santa Lúcia, município colonizado por gaúchos e catarinenses, distante 50 quilômetros de Cascavel. A cidade possui 3.218 eleitores, dos quais 739 (22,9%) são filiados ao PMDB. "Administramos a cidade por cinco mandatos consecutivos. Perdemos a última eleição, mas fizemos quatro das nove cadeiras da Câmara", diz o vereador Silvano Tortelli, presidente do Diretório Municipal do PMDB.
O peemedebismo de Santa Lúcia ajudou o partido nas eleições de 2010. Juntos, os deputados estaduais Caíto Quintana e Nereu Moura receberam metade dos votos válidos para a Assembleia. "Os dois são muitos importantes para o município na Assembleia. O Caíto também foi fundamental quando era chefe da Casa Civil no governo Requião", diz Tortelli.
Além de Santa Lúcia, outros municípios da Região Oeste como Maripá e Anahy estão entre as cinco cidades com mais filiados do PMDB no estado.
PSDB e DEM
A predominância em microrregiões do estado não é uma exclusividade do PMDB. Também na região Oeste, às margens do Lago de Itaipu estão as cidades em que o DEM tem seu mais alto índice de filiados. Entre elas estão Pato Bragado, Missal e Entre Rios do Oeste. "Comecei minha carreira política há 40 anos em Marechal Cândido Rondon e os municípios próximos, que estão nesse trecho entre Guaíra e Foz do Iguaçu, sempre foram muito importantes para mim e para o partido. Sempre constituíram uma base fiel para nós", diz o presidente estadual do DEM, deputado estadual Élio Rusch.
O PSDB, do governador Beto Richa, também dispõe de uma trincheira própria, numericamente pequena, mas bastante fiel. Miraselva e Prado Ferreira, no Norte do estado, estão distante 11 quilômetros uma da outra. As duas estão entre as cinco cidades mais tucanas do estado. Outros municípios próximos, como Iguaraçu, também têm um alto número de filiados do PSDB.
Município tem 43% dos eleitores filiados
Luiz Carlos da Cruz,correspondente
Boa Esperança do Iguaçu, município da região Sudoeste do Paraná, possui proporcionalmente o maior número de filiados que militam em algum partido político. A cidade tem 1.066 pessoas filiadas, o que significa que 43% do total de eleitores está registrado em algum partido. É lá que o PDT tem seu mais alto índice de filiados no estado: 13%. O PMDB vem na sequência, com 10%.
A preferência se reflete na Câmara de Vereadores. Juntos, os dois maiores partidos locais possuem cinco das nove vagas três são do PDT e duas do PMDB. As outras cadeiras são ocupadas pelo PSDB, PT, PP, PSD e PR.
O presidente do Legislativo, Valdir Cândido da Silva (PDT), destaca que desde a emancipação do município, há 21 anos, a participação popular nos partidos foi grande. Segundo ele, muitos pedetistas ainda são influenciados pelo chamado "Brizolismo", os adeptos das ideias do ex-governador do Rio de Janeiro Leonel Brizola, fundador do PDT. "São admiradores da velha história de Brizola", diz Silva.
Para Antonio Bianchini, filiado ao PSDB, a militância vem desde os tempos da emancipação da cidade, quando PDT e PMDB rivalizavam entre si. Com o tempo, alguns militantes foram fundando novas legendas e convidando a população para ingressar nos novos partidos. O fato de ser uma cidade pequena facilita a entrada dos novos filiados.
Engana-se quem pensa que os militantes apenas fazem número nas legendas. De acordo com o presidente da Câmara, quando são convocados para reuniões partidárias os filiados comparecem em massa. "Eles questionam bastante, dão sugestões", relata Silva. Bianchini confirma a participação popular nas reuniões. "Às vezes participam mais, outras menos, mas estão sempre participando e dando opinião", observa.
Candidatura única
O alto número de militantes políticos, no entanto, não impediu um grande acordo nas eleições municipais de 2012 entre todas as legendas do município. Após dois meses de negociações, eles decidiram se unir e lançar um único candidato a prefeito. Claudemir Freitas (PMDB) foi eleito com apoio de todos os partidos que ajudam a administrar o município.
Lula tenta se aproximar do favorito à presidência da Câmara, mas Hugo Motta quer independência
Maduro fala em usar tropas do Brasil para “libertar” Porto Rico; assista ao Sem Rodeios
Guinada da Meta pode forçar desvio de rota de STF e Lula quanto à censura nas redes
Enquete: você acredita que a censura nas redes sociais vai acabar após a declaração de Zuckerberg?
Deixe sua opinião