• Carregando...
Richa, governador do Paraná. | Antônio More / Gazeta do Povo
Richa, governador do Paraná.| Foto: Antônio More / Gazeta do Povo

Pacotaço

Governo anunciou o “pacotaço” em 4 de fevereiro. Após ocupação da Assembleia por manifestantes, governo retirou o projeto temporariamente no dia 13, com forte pressão dos deputados. Pontos centrais, como a fusão de fundos da Paranaprevidência, não voltaram a ser apresentados.

Cida em brasília

No dia 5 de maio, a vice-governadora Cida Borghetti foi nomeada secretária do Escritório de Representação Política em Brasília. No dia 22, ela foi exonerada. Segundo seu marido, o deputado Ricardo Barros (PP), a nomeação foi um “erro burocrático”.

Ações

No dia 19 de maio, o secretário da Fazenda, Mauro Ricardo Costa, declarou que o governo estudava vender ações da Copel e da Sanepar para arrecadar recursos para o caixa do estado. No mesmo dia, Richa publicou nota descartando a possibilidade.

ITCMD

Em 5 de setembro, o governo apresentou projeto que modificava a alíquota do ITCMD de acordo com o valor herdado ou transferido – atualmente, a alíquota é linear de 4%. Pela proposta, quem herdasse menos de R$ 375 mil pagaria menos imposto; quem herdasse mais, pagaria mais. Os valores iriam de 0% a 8%. A proposta desagradou a deputados e foi arquivada.

Reajuste atrasado

Mauro Ricardo Costa anunciou que não iria pagar uma parcela do reajuste dos professores universitários, em 7 de outubro, alegando que havia risco de o estado descumprir limites constitucionais de gastos com funcionalismo. No mesmo dia, Richa reviu a decisão e pagou o aumento normalmente .

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]