A Força Aérea Brasileira (FAB) divulgou uma nota na noite deste domingo informando que o Centro Integrado de Defesa Aérea e Controle de Tráfego Aéreo sediado em Curitiba, o Cindacta-2, apresentou uma pequena pane elétrica que impediu, por 27 minutos, a visualização das consoles de monitoramento e o processamento automático de planos de vôo.

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O defeito foi detectado às 15h20 e, segundo a Aeronáutica, não provocou problemas graves para o pouso e a decolagem de aeronaves na Região Sul do país porque as freqüências e o sistema de telefonia permaneceram funcionando normalmente. Ou seja, os controladores de vôo puderam realizar seu trabalho, mesmo com deficiências.

A pane foi rapidamente controlada e a situação, normalizada, segundo a nota da FAB. O Cindacta-2 já passou por pelo menos uma grave pane desde o início da crise do setor aéreo, marcada pelo trágico acidente com um avião da Gol em 29 de setembro do ano passado.

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Os reflexos da pane elétrica, porém, estão registrados na página da Infraero. O último boletim da estatal, com o balanço do tráfego aéreo até às 21h deste domingo, aponta para índice de atraso de 14% em Curitiba (8 dos 57 vôos programados) e 10,5% de cancelamentos. Em Porto Alegre, 12 das 59 decolagens previstas atrasaram mais de uma hora (20,3% de índice). Houve apenas um cancelamento. Em Florianópolis, 7,1% dos 28 vôos saíram pelo menos 60 minutos depois da hora marcada e o mesmo percentual foi cancelado.

No geral, a Infraero aponta que, dos 1.440 vôos programados para ocorrerem no Brasil este domingo, 172 sofreram atraso superior a uma hora (11,9%) e 129 foram cancelados (8,9%). Às 21h, no entanto, apenas 1,6% das decolagens estava atrasado.

Abaixo, a íntegra da nota da FAB:

"A respeito da situação do controle de tráfego aéreo no país, o Comando da Aeronáutica informa o seguinte:

1) De acordo com o último relatório do Centro de Gerenciamento de Navegação Aérea (CGNA), o sistema de controle do espaço aéreo funciona normalmente.

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2) Por volta das 15h20, um problema elétrico provocou reflexos parciais no Segundo Centro Integrado de Defesa Aérea e Controle de Tráfego Aéreo (CINDACTA II), em Curitiba (PR). As freqüências e o sistema de telefonia permaneceram funcionando normalmente em todo o período. A equipe técnica restabeleceu a visualização dos consoles e o processamento dos planos de vôo após 27 minutos, o que evitou maiores conseqüências no fluxo de tráfego aéreo. O balanço da INFRAERO, divulgado às 17h15, registrava, apenas, 1,8% de atrasos na totalidade dos vôos no país.

3) Para acompanhar as alterações meteorológicas mais significativas nos aeroportos brasileiros, leia o boletim referente ao assunto."