São Paulo (Folhapress) A circulação dos jornais brasileiros aumentou 4,7% nos primeiros oito meses do ano, segundo levantamento divulgado ontem pela Associação Nacional de Jornais (ANJ). A entidade também apresentou estudos que mostram participação de 24% dos jornais na receita publicitária do país e efeitos positivos da leitura do veículo sobre o grau de consciência política e social dos cidadãos e sua colocação profissional.
O processo de alta na circulação começou em maio de 2004 e se consolidou neste ano, quando o indicador atingiu cerca de 6,5 milhões de exemplares diários.
Os jornais mantiveram a posição de meio de comunicação de maior credibilidade do país, com 74%, de acordo com a pesquisa "Confiança nas Instituições", realizada pelo Ibope em maio. Depois dos médicos, que receberam 85% das menções, os jornais empatam em segundo lugar com as Forças Armadas (75%), engenheiros (74%) e Igreja Católica (73%). O rádio aparece em seguida, com 64%.
Análise encomendada pela ANJ com base em dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) mostrou que a fatia da receita de publicidade destinada aos jornais é maior que os 17% tradicionalmente apontados pelo Projeto Inter-Meios.
A diferença é que o novo levantamento utilizou a Pesquisa Industrial Anual do IBGE, que abrange um universo de 204 empresas, enquanto os números do Inter-Meios se referem a um grupo de 48 entidades jornalísticas.
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