O Círio de Nazaré, que acontece tradionalmente no segundo domingo de outubro, já se aproxima do final. Cerca de metade da procissão já foi percorrida. A previsão da organização do Círio é de que a procissão chegue por volta das 12h30 na Praça Santuário. A manifestação católica, que reúne aproximadamente dois milhões de fiéis em Belém do Pará, foi festejada com dois mil balões e duas toneladas de papel picado e centenas de pétalas de rosas lançadas durante a passagem da Berlinda - que conduz a Imagem de Nossa Senhora de Nazaré - pelas ruas da capital paraense.
A procissão sai da Catedral de Belém, no centro da capital, e segue até a Praça Santuário de Nazaré, onde a imagem da Virgem fica exposta para veneração dos fiéis durante 15 dias. O percurso, de 4,5km, já chegou a ser percorrido em nove horas e quinze minutos, como ocorreu em 2004, e foi considerado o mais longo Círio, segundo o site oficial da procissão. Em 2004, o Círio de Belém foi registrado, pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), como Patrimônio Cultural de Natureza Imaterial.
No meio da multidão, promesseiros acompanham o Círio de joelhos, a caminho da Basílica. Gilson Carlos, de 37 anos, paga promessa, segundo ele, em agradecimento ao irmão que passou por uma cirurgia de risco e hoje está bem de saúde. Esta é a segunda vez que Gilson tenta completar o trajeto. Josefina Bessa, de 31 anos, agradece pela cura de um coágulo na cabeça e pelo segundo ano percorre as ruas de Belém de joelhos.
STF terá Bolsonaro, bets, redes sociais, Uber e outros temas na pauta em 2025
Estado é incapaz de resolver hiato da infraestrutura no país
Ser “trad” é a nova “trend”? Celebridades ‘conservadoras’ ganham os holofotes
PCC: corrupção policial por organizações mafiosas é a ponta do iceberg de infiltração no Estado
Deixe sua opinião