O secretário estadual de Saúde do Ceará, Ciro Gomes, discutiu e rasgou o cartaz de um manifestante durante um protesto em Iguatu (384 km de Fortaleza), nesta sexta-feira (1).
A manifestação era de estudantes da Universidade Estadual do Ceará (Uece) e da Universidade Regional do Cariri (Urca), que estão em greve. Eles esperavam pelo secretário no aeroporto da cidade.
Um vídeo divulgado na internet por um membro do grupo mostra a discussão. Na gravação, é possível ver quando Ciro tenta falar com os estudantes. Entre trocas de acusações, o bate-boca se instaura e o secretário tira um cartaz da mão de um dos manifestantes. Depois de rasgá-lo, ele deixa o local.
Procurada, a assessoria de Ciro informou que ele não vai se manifestar sobre o episódio.
Greve
Segundo o Sindicato dos Docentes da Uece, os estudantes da instituição estão em greve há 12 dias e os professores, há cinco.
Entre as reivindicações estão a realização de concurso público para contratação de professores efetivos, a regulamentação do plano de carreira e a ampliação de investimentos em infraestrutura e assistência estudantil.
Ciro Gomes e o governador do Ceará, Cid Gomes, que é seu irmão, viajaram a Iguatu para inaugurar uma policlínica em Icó, cidade próxima. O governador chegou a receber os manifestantes em uma reunião fechada após o atrito com Ciro, mas a greve das universidades foi mantida.