Boletim médico divulgado pela assessoria de imprensa do Hospital Sírio-Libanês, na região central de São Paulo, informa que a cirurgia a que o vice-presidente da República, José Alencar, foi submetido durante cerca de cinco horas neste sábado (27) atingiu seus objetivos. Parte do tumor e parte do intestino delgado foram retirados.
"A cirurgia atingiu seus objetivos através de ressecção do principal segmento de intestino comprometido", informou o boletim.
A operação começou às 8h30 e terminou por volta de 14h. O objetivo do procedimento era desobstruir o intestino para retirada de tumor. Após a cirurgia, Alencar foi levado para a UTI cardiológica do hospital.
O vice-presidente está internado desde terça-feira (23). A cirurgia foi realizada pelos médicos Raul Cutait e Ademar Lopes.
Boletim médico divulgado na sexta-feira (26) informava que o quadro do vice-presidente permanecia estável e que o tumor vinha respondendo ao tratamento.
A obstrução intestinal já havia sido diagnosticada no final de outubro, quando ele foi internado. Alencar passou 24 dias no hospital e teve alta no último dia 18. Durante o período de internação, sofreu um infarto, mas um exame não apontou obstruções arteriais importantes. No dia seguinte à alta, o vice voltou ao hospital para uma transfusão de sangue.
Luta contra o câncer
O vice-presidente luta contra um câncer na região do abdome e já passou por mais de 15 cirurgias. Em julho de 2009, ele foi submetido a uma operação motivada por uma obstrução intestinal causada por tumores abdominais.
Em setembro, o vice-presidente foi internado no mesmo hospital em razão de um edema agudo de pulmão. Em julho, por causa de uma crise de hipertensão, ele ficou hospitalizado e passou por um cateterismo.