• Carregando...

"O estado errou, em 1998, quando abriu mão de gerenciar uma empresa estratégica (a Sanepar) para o futuro do Paraná."

Do senador Alvaro Dias (PSDB), em entrevista para a Agência Estadual de Notícias, mostrando coincidência de opinião com o governador Roberto Requião (PMDB).

Ciúmes – O espaço conseguido pelo senador Alvaro Dias na agência de notícias do governo deixou muitos deputados da base de apoio enciumados. Reclamaram que não conseguem a publicação de uma linha com suas opiniões, enquanto o senador, adversário do governador Roberto Requião, teve entrevista publicada, com foto.

Caça – A oposição está tentando coletar as 18 assinaturas necessárias para criar a CPI da Corrupção, mas ainda existem dúvidas entre os próprios partidos que não fazem parte da base do governo. A bancada do PP, por exemplo, ainda não fechou questão sobre o assunto. "A CPI pode render uma investigação reveladora ou paralisar os trabalhos da Assembléia", avalia o deputado Ney Leprevost.

Empurrão – O líder do governo, Valdir Rossoni (PSDB), promete oferecer um estímulo a mais para os deputados decidirem assinar o pedido de CPI. Na sessão de segunda-feira vai apresentar novos números sobre repasses do governo a ONGs, que seriam maiores que os R$ 368 milhões anunciados pela própria bancada, na semana passada. "O governo vai ter que inventar outra desculpa para explicar o repasse. Não precisa usar as Apaes para esconder a falta de transparência na prestação de contas do dinheiro público", diz Rossoni.

Licitação – A Itaipu Binacional está em processo de licitação para a compra de megacomputadores IBM para o sistema de backup nos computadores da hidrelétrica. Inicialmente, a aquisição das máquinas seria feita sem licitação, no valor de US$ 14 milhões. Mas o diretor-presidente de Itaipu, Jorge Samek, resolveu abrir processo licitatório após reclamações e insinuações feitas pelo jornal paraguaio ABC Color, que acusou a usina de favorecimento à empresa brasileira Ação Informática.

Compatível – Jorge Samek explicou que consultou técnicos brasileiros dos setores de informática e energia e comprovou que, para se fazer o backup, seria preciso a compra de computadores iguais aos já existente em Itaipu, que são da IBM. "Eu tinha o respaldo para comprar sem licitação." Mas ele não quis polemizar e decidiu abrir concorrência. Reportagens publicadas no jornal ABC Color insinuam ainda que a Itaipu estaria fazendo "campanha" para a candidata à Presidência do Paraguai Blanca Ovelar, que é governista, e contra o oposicionista Fernando Lugo. "Toda eleição enfrentamos esses problemas com o jornal", diz Samek.

Debate – O ex-presidente do Banco Central (BC) Gustavo Franco vai proferir palestra na Pontifícia Universidade Católica (PUCPR) amanhã, às 19 horas, sobre política, economia e literatura. Franco vai contar como foi sua passagem pelo BC, as políticas adotadas na época, a implantação do Plano Real. Também apresentará seu novo livro, "A Economia em Pessoa", no qual fala sobre as análises econômicas feitas pelo poeta português Fernando Pessoa.

Literatura – O deputado federal Marcelo Almeida (PMDB) convidou o presidente da Câmara Federal, Arlindo Chinaglia (PT), para participar de seu programa literário "Conversa entre amigos", que fornece livros aos funcionários do Congresso Nacional e depois promove um debate sobre o tema da leitura. Almeida presenteou Chinaglia com um exemplar do livro "O filho eterno", de Cristóvão Tezza.

Pacto – O novo secretário estadual de Saúde, Gilberto Martin, assinou, com o Ministério da Saúde e 339 municípios do Paraná, o Pacto pela Saúde, projeto do governo federal em parceria com estados e municípios. No acordo, as três administrações têm de incluir, em seus programas para o setor, políticas em prol do idoso, de combate ao câncer de mama, contra a mortalidade infantil e materna e para estimular a atividade física e educação alimentar.

Pinga-fogo

O deputado federal Ricardo Barros (PP) mostrou coerência no fato de ser um governista no Congresso Nacional ••• No livro que acabou de lançar, "De olho no dinheiro do Brasil", o parlamentar diz, na apresentação, que foi líder do governo federal em 2002, quando o presidente da República era Fernando Henrique Cardoso (PSDB), e que é o atual vice-líder do governo federal, com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) ••• FHC e Lula são adversários políticos, mas Barros manteve-se governista ••• A Assembléia Legislativa promove, amanhã, a partir das 8h30, a audiência pública "O Programa Luz para Todos e o Desafio da Universalização no Paraná", no plenário da Assembléia ••• A audiência é promovida pelo deputado Elton Welter (PT), em parceria com o deputado federal Assis do Couto, primeiro vice-presidente da Comissão de Agricultura da Câmara Federal ••• O encontro vai discutir mecanismos que agilizem a execução das obras de instalação de energia elétrica em comunidades rurais.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]