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O desgaste com os atrasos e com a conseqüente reclamação dos passageiros transformou funcionários de terra e de bordo da TAM em alvos dos ânimos exaltados pelo caos nos aeroportos.

Neste sábado, tripulantes do vôo 3740 da TAM alegaram exaustão e se recusaram a decolar do Aeroporto de Congonhas, em São Paulo, com destino a Fortaleza e escala em Brasília.

No aeroporto internacional de Guarulhos, também em São Paulo, os bate-bocas com passageiros registrados durante toda a madrugada levaram os funcionários de atendimento da TAM a parar de trabalhar por alguns minutos por volta das 9h. Pela manhã, após muita discussão, a equipe de atendimento retomou o check in da TAM no maior aeroporto do país, quando as filas davam ainda mais voltas no saguão de embarque e não havia uma cadeira livre.

No Aeroporto Internacional Tom Jobim, no Rio de Janeiro, também houve confusão. Uma passageira foi presa depois de jogar um computador dentro de uma sala da TAM. Nervosa por não conseguir embarcar em um vôo que estava previsto para as 7h, para Salvador, Miriam Bezerra foi levada para o posto da Polícia Federal e acabou liberada depois de prestar depoimento. A passageira chegou a se atracar com uma funcionária da companhia. Um outro funcionário da TAM, que tentou agarrar o computador, quebrou o braço.

O presidente da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), Milton Zuanazzi, disse neste sábado que a expectativa é de que até a noite os problemas de atrasos de vôo estejam resolvidos. Desde a quinta-feira, dirigentes da Anac vêm afirmando que os atrasos estariam próximos de serem resolvidos. Zuanazzi disse ainda que a partir da próxima semana serão checadas todas as centrais de reserva das companhias aéreas, para evitar a venda de passagens além da capacidade - o chamado overbooking.

Lula condena companhias

Em evento neste sábado, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva responsabilizou as companhias pelo caos e condenou a prática do overbooking por parte das empresas em operação.

A força-tarefa de suporte à TAM começou a ser posta em prática na sexta-feira, mas ainda não foi suficiente para acabar com as longas filas nos guichês de check-in da companhia aérea nos aeroportos. Aviões da Força Aérea Brasileira (FAB) e da Varig foram colocados à disposição para reduzir o tempo de atraso dos vôos, mas a insatisfação ainda é grande nas salas de embarque.

Duas aeronaves da FAB iniciaram o transporte de passageiros da TAM na noite de sexta. Um Boeing 737 decolou do Aeroporto Internacional de Brasília com destino ao Aeroporto de Confins, em Minas Gerais. Outro partiu do Galeão, no Rio de Janeiro, com destino a Brasília. Já a Varig informou que já transportou cerca de 700 passageiros da TAM , incluindo os endossos de passagem.

Desistências e reclamações

Muitos passageiros estão desistindo de viajar para o feriado de Natal e simplesmente voltando para casa. Entretanto, eles estão levando aproximadamente duas horas para conseguir tirar suas bagagens. Ao tentarem registrar reclamações formais, os passageiros também recebem a recusa dos funcionários para assinar o documento.

A Anac havia determinado que a TAM suspendesse a venda de passagens até que todos os passageiros que aguardavam nas filas tivessem embarcado. Mas, no início da noite, contrariando a determinação, a TAM voltou a vender passagens.

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