O ex-presidente Fernando Henrique Cardoso criticou neste sábado (14) os xingamentos à presidente Dilma Rousseff no jogo de abertura da Copa do Mundo, na última quinta-feira (12), na capital paulista. De acordo com ele, a ofensa é "inaceitável", uma vez que ela "merece respeito" como cidadã e como mandatária do Palácio do Planalto.
O dirigente tucano avaliou, no entanto, que o "clima crispado" no país começou com o próprio PT, que "sempre teve mania de acusar o outro". Segundo ele, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva "usa palavras feias", o que não é educativo.
"São desrespeitosos (os xingamentos). Esse clima crispado começou com o próprio PT, que sempre teve mania de acusar o outro, de criticar duramente. O próprio presidente Lula usa palavras feias. Isso é mau, não é educativo", disse.
O ex-presidente tucano participa neste sábado, na capital paulista, da Convenção Nacional do PSDB que sacramenta o nome do senador Aécio Neves como candidato do partido à sucessão presidencial. Para ele, a sociedade pode manifestar o seu "sentimento de mal-estar" no país.
"Pode manifestar o seu sentimento de mal-estar, que há na sociedade. Mas não é preciso usar xingamento pessoal para manifestar isso", disse.
De acordo com ele, o nome de Aécio Neves foi escolhido com "naturalidade" no PSDB e, nesta disputa, a sigla está "completamente unida". Para ele, na há pressa para a escolha do nome do vice, que pode ser feita até 30 de junho. "Isso depende de muita conversa. É preciso ver o posicionamento dos outros partidos. Não haverá dificuldades, afirmou.
Deixe sua opinião