No primeiro debate de TV da eleição carioca, os candidatos do PMDB, Eduardo Paes, e do PV, Fernando Gabeira, tiveram discussões tensas em torno de temas como a prisão de políticos peemedebistas e a legalização das drogas, antiga bandeira do deputado verde. Paes associou Gabeira ao prefeito Cesar Maia, do DEM, que manifestou apoio ao PV no segundo turno, enquanto Gabeira ironizou o fato de o adversário, quando estava no PSDB, ter sido um ferrenho adversário do presidente Luiz Inácio Lula da Silva e agora buscar o apoio do petista. O debate foi promovido pela Rede Bandeirantes.
"Várias pessoas de seu partido estão na cadeia", disse Gabeira, ao citar a prisão do ex-secretário de Saúde do Estado Gilson Cantarino, suspeito de integrar um esquema de desvio de recursos durante os governos de Anthony Garotinho e sua mulher, Rosinha. Cantarino já foi solto e garante não ter nenhuma ligação com os desvios."Não há ninguém do PMDB que me apóia que está na cadeia" reagiu Paes.
Ao responder a uma pergunta de Gabeira sobre segurança pública, Paes enfatizou a defesa de legalização das drogas feita pelo candidato do PV durante muitos anos. "Nossa visão é que tem que combater a droga e o candidato Gabeira tem visão diferente". Gabeira respondeu dizendo que condecorado pelo governo Lula _ "de que o senhor tanto busca o apoio", disse o verde _ pelo destaque "na busca por uma política adequada de drogas". Em outro momento, Paes disse que o governador Sérgio Cabral, seu padrinho político, propôs um debate sobre o combate às drogas, "o que é muito diferente de fazer apologia da droga".
Bolsonaro e mais 36 indiciados por suposto golpe de Estado: quais são os próximos passos do caso
Bolsonaro e aliados criticam indiciamento pela PF; esquerda pede punição por “ataques à democracia”
A gestão pública, um pouco menos engessada
Projeto petista para criminalizar “fake news” é similar à Lei de Imprensa da ditadura