Alguns dos discursos da presidente Dilma Rousseff já foram satirizadas ao menos três vezes na forma de remix musical, somando mais de 5,9 milhões de visualizações no YouTube.
Os mesmos responsáveis pela paródia “Saudação à Mandioca (Remix)”, em que a fala da presidente foi transformada em vocal de um reggae, já se aproveitaram de trechos cômicos de outros dois discursos da presidente para compor um em versão disco music e outro em zumba.
O hit mais recente é o “Estocando o Vento (Remix)”, que tem quase 1,2 milhão de visualizações. No discurso original, Dilma afirma que ainda não há tecnologia para estocar vento. “Então, vamos supor que vente mais à noite, como eu faria para estocar isso?”, indagou. No refrão, a presidente passa a cantar: “Cê joga! / De lá pra cá / De lá pra lá / De lá pra cá / De lá pra lá / De lá pra cá / De lá pra lá / De lá pra cá / De lá pra lá / Cê joga!”
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Criadores dos hits, Eliel Gatti Robles e Ricieri Nascimento, donos de um estúdio de gravação em São Carlos (SP), afirmam que o canal do YouTube não visa marcar uma posição política.
“A ideia do canal é a brincadeira só pela brincadeira. Os discursos são muito engraçados por si só, podiam ser feitos pela Xuxa, pelo Pelé, [e também valeria remixar], não é por ser a Dilma”, explicou Ricieri.
Ele alerta que qualquer um está sujeito ao deboche: “A gente sempre procurou e procura manter o canal nessa posição imparcial, pode acontecer com qualquer outro político que abra a boca para dizer algo engraçado.”
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Também com quase 1,2 milhão de visualizações, a composição “A Meta” (Remix) foi criada a partir de um discurso sobre o programa Pronatec Jovem Aprendiz.
Nele, Dilma que Eliel e Ricieri descrevem como “a nossa contralto mais ilustre” canta: “Nós não vamos colocar uma meta nós vamos deixar uma meta aberta. Quando a gente atingir a meta, nós dobramos a meta.”
Maior sucesso da dupla, a “Saudação à Mandioca (Remix)” já foi visto mais de 3,5 milhões de vezes. O reggae é resultado de uma fala em que a presidente saudou “a mandioca” e falou de “mulheres sapiens” durante uma cerimônia com índios.
Após o sucesso da faixa, a empresa de software musical Celemony concedeu aos criadores uma licença do programa de edição de música Melodyne.
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