A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) lamentou a morte do arcebispo de Mariana (MG), dom Luciano Mendes de Almeida. Em nota divulgada na noite deste domingo, a instituição diz que o arcebispo era um "servidor e amigo dos pobres".
Eis a íntegra da nota:
"'A vida dos justos está na mão de Deus' (cf Sb3,1)
A CNBB recebeu com grande pesar a notícia do falecimento de dom Luciano Pedro Mendes de Almeida, SJ., arcebispo de Mariana. Manifestamos nossa solidariedade aos familiares e parentes de dom Luciano e à Arquidiocese de Mariana, que o teve como pastor durante 19 anos.
Dom Luciano foi Secretário-Geral da CNBB por dois mandatos consecutivos, de 1979 a 1986, e presidente, também por dois mandatos consecutivos, de 1987 a 1994. Seu dinamismo, inteligência privilegiada, dedicação incansável e testemunho de amor à Igreja deixaram marcas profundas na Conferência Episcopal e na Igreja no Brasil. Seu amor aos pobres o fez servidor e amigo dos pobres e defensor zeloso de suas causas. Sua vida de oração e o testemunho de amor a Deus e ao próximo ajudaram muitas pessoas a se aproximarem de Deus.
Ao mesmo tempo que agradecemos a Deus pela vida preciosa de dom Luciano e pelo bem que ele fez à sociedade e à Igreja, entregamos sua existência edificante à mão de Deus, em quem ele sempre confiou; elevamos preces para que lhe seja dada a vida em plenitude na 'casa do Pai' e a recompensa prometida por Jesus aos 'servos bons e fiéis do seu reino' (cf Mt 25,14-23).
Cardeal Geraldo Majella Agnelo, arcebispo de São Salvador da Bahia e presidente da CNBB, dom Antônio Celso de Queirós, bispo de Catanduva e vice-presidente da CNBB, e dom Odilo Pedro Scherer, bispo Auxiliar de São Paulo e secretário-geral da CNBB."
Justiça do Trabalho desafia STF e manda aplicativos contratarem trabalhadores
Parlamento da Coreia do Sul tem tumulto após votação contra lei marcial decretada pelo presidente
Correios adotam “medidas urgentes” para evitar “insolvência” após prejuízo recorde
Milei divulga ranking que mostra peso argentino como “melhor moeda do mundo” e real como a pior
Deixe sua opinião